ASSEMBLEIA: Alunos conhecem os núcleos responsáveis pela comunicação do parlamento

A visita fez parte de uma aula prática sobre o jornalismo legislativo. Os estudantes imersaram em um pouco da história e no funcionamento de todos os setores

Alunos da disciplina Jornalismo Especializado II, ministrada pelo professor Miguel Macedo, visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na última quarta-feira, 8, em uma aula prática sobre jornalismo legislativo. Na Casa do Povo, os estudantes do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) foram recebidos pelo jornalista Daniel Aderaldo, coordenador de Comunicação da Alece, que conduziu os alunos para conhecerem todos os núcleos de comunicação da Assembleia.

Os alunos conheceram a Coordenadoria de comunicação, o núcleo de mídias, a equipe da revista Plenário, agência de notícias e a TV assembleia.

O trajeto iniciou na Coordenadoria de Comunicação Social, onde Daniel explicou o funcionamento diário do parlamento, desde a rotina dos deputados até alguns trâmites legislativos. Após o primeiro momento, passaram no núcleo de Mídias Sociais, responsável pelas redes sociais da Casa. Depois conheceram a equipe da revista Plenário, que cuida da revista e do jornal da Assembleia, e a Agência de Notícias, que trabalha alimentando o site. “Eles publicam absolutamente tudo o que acontece de institucional da casa. Desde votações, discursos, até sessões solenes, tudo é registrado pelo site, por texto e fotografia”, destacou Aderaldo.

Em seguida, o grupo conheceu a TV Assembleia, desde o estúdio, os membros da equipe de redação até as ilhas de edição e todo o aparato tecnológico da área televisiva. Posteriormente, os estudantes foram ao setor de rádio, onde foram recebidos pela jornalista Fátima Abreu, diretora da Rádio Assembleia, que explicou o funcionamento e a história da emissora.

O jornalista Inácio Aguiar, editor de Política do Diário do Nordeste, dá dicas e orientações para os estudantes, na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará

A última parada do percurso foi o Plenário. Lá os estudantes conheceram a Sala de Imprensa do parlamento e viram os jornalistas setoristas cobrindo os eventos realizados no local. Ouviram dicas e orientações da cobertura no âmbito da Casa, do jornalista Inácio Aguiar, editor de Política do Diário do Nordeste.

Para a estudante Cida Souza, a visita foi enriquecedora pessoal e profissionalmente. “Achei muito interessante descobrir como funcionam as votações na Assembleia Legislativa e entender como atuam os nossos representantes, além de conhecer todo o setor de comunicação”, destacou.

SERVIÇO:
Núcleo de Mídias Sociais – WhatsApp (85) 99611-8954. Basta salvar o contato e mandar “olá” para eles o adicionarem à lista de transmissão de informações da Assembleia.
Instagram: @assembleiace

Texto: Matheus Castro (6º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Máximo Moura

Tags: , , , , , ,