Notícias

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Agricultura sustentável para “mudar o mundo”

Categoria:

Uni7 Informa

0

Por meio do comércio justo e respeito ao meio ambiente, empreendedoras comercializam alimentos sem agrotóxicos em feira livre

Ambiente experimental Muda Meu Mundo

As empreendedoras e irmãs Priscilla e Déborah Veras decidiram jogar tudo para o alto, em 2016, para tentar algo inovador e criaram o seu próprio negócio: o Muda Meu Mundo. Trata-se de uma microempresa que tem o objetivo de mostrar à população uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos e de forma sustentável.

E a atividade rendeu não apenas vantagens econômicas e sociais, mas também prêmios. O primeiro deles foi o Prêmio Empreendedor, em 2017, pela Youth Business International, da Colômbia, em Bogotá. Elas mostraram um novo modelo de negócio, envolvendo as esferas ambiental, social e econômica. O segundo prêmio veio da Organização das Nações Unidas (ONU), quando foram reconhecidas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como mulheres de impacto para o Brasil.

Déborah e Priscilla foram as primeiras mulheres a conquistar esse reconhecimento, pelo Estado do Ceará. Recentemente as irmãs foram indicadas ao prêmio Claudia, na categoria negócios, em todo Nordeste, e na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, representando a microempresa agroecológica.

O Muda Meu Mundo também é alinhado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que traça estratégias para alcançar a sustentabilidade no planeta. Os produtos são vendidos em praças públicas de Fortaleza, juntamente com outros empreendedores, para que essas pessoas possam se tornar competitivas no mercado.

“A experiência é linda, incrível, iluminada (…) se abra e venha conhecer o muda meu mundo”

Em parceria com o Shopping Del Paseo, que cedeu o espaço para o Muda Meu Mundo, e com a colaboração do Mercadinhos São Luiz e C.Rolim Engenharia, as empreendedoras adquiriram uma experiência mais próxima do cliente, encontrando os mesmos produtos na feirinha livre, além de outras mercadorias como canecas, blusas e ecobags.

Eveline Bezerra, 50, consumidora, diz que fica mais acessível adquirir os alimentos na loja fixa. Destaca também o fato de ter produtos frescos, saudáveis e sem veneno, mais próximos a ela. “A experiência é linda, incrível, iluminada. É o que sempre digo: se abra e venha conhecer o muda meu mundo”, disse Eveline.

Enfatizando o comércio justo, a proposta é a valorização do agricultor. Com esta visão, a Muda Meu Mundo busca reconhecer o trabalho desta categoria, dando a eles, a oportunidade de vender seus alimentos a um preço justo e diretamente ao consumidor final. Isto faz com que a empresa e os agricultores venham a lucrar.

A população ganha ao consumir o produto agroecológico e sustentável. O modelo de negócio principal da microempresa é voltado para o mercado justo, que também colabora com os trabalhos socioambientais das famílias envolvidas na produção.

A principal metodologia de agricultura familiar sustentável do Muda Meu Mundo é ensinar os agricultores a desenvolver uma série de lições, desde o manejo do solo ao controle de pragas, fazendo com que eles tenham uma produção sustentável.

Feirinha livre na praça das flores aos sábados

Serviço:
Shopping Del Paseo
Piso L2 (em frente a Caixa Econômica Federal)
Quarta a sábado 10h às 22h
Domingo 14 às 20 horas
Praça das Flores
Av. Desembargador Moreira Aldeota, em frente o Hospital do Exército
Sábado 8 às 12 horas
Redes sociais: Instagram e Facebook

Texto e fotos: Letícia Marques (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.