Notícias

Adísia Sá lança livro contando história da AM do POVO

Categoria:

Uni7 Informa

0

A professora se emociona e emociona a plateia em evento que marcou a abertura oficial do Espaço O POVO de Cultura & Arte

Ficou sob a responsabilidade da jornalista e da professora Adísia Sá registrar parte significativa da história do rádio cearense. Essa história está contada no livro AM do POVO: trajetória de uma rádio pioneira (1982-2012), lançado na última quarta-feira, 9, no Espaço O POVO de Cultura & Arte. Durante o lançamento da obra, Adísia participou de bate-papo com o jornalista Ruy Lima, onde contou ‘causos’ de sua trajetória jornalística e algumas passagens presentes no livro de sua autoria.

Adísia Sá fala sobre a trajetória da rádio AM do Povo. (Foto: Tatiana Fortes)

Adísia Sá fala sobre a trajetória da rádio AM do Povo. (Foto: Tatiana Fortes)

O convite para escrever o livro partiu de João Dummar Neto, feito por telefone e prontamente aceito. Emocionado, ele falou que o lançamento do livro era um recomeço do Grupo de Comunicação O POVO, sobretudo da editora pertencente à Fundação Demócrito Rocha. O incêndio ocorrido há uma semana consumiu parte do catálogo das Edições Demócrito Rocha, inclusive a tiragem inicial do livro de Adísia. O lançamento da obra só foi possível porque a editora da FDR, Regina Ribeiro, guardou, separadamente, cem exemplares para o lançamento do livro.

A obra traz uma dissecação da história da AM do Povo, mas faz referências a Ceará Rádio Clube, predecessora da estação, que hoje irradia frequência FM, sob o nome Rádio O POVO/CBN. A Ceará Rádio Clube foi capítulo importante na história das famílias de João Dummar e Demócrito Rocha, cujos descendentes administram o Grupo de Comunicação O POVO até os dias atuais.

Por fazer parte da trajetória da autora, escrever a obra sobre a rádio teve um gosto especial para Adísia. Ela relembra que começou no rádio por acaso, justamente na emissora sobre a qual escreve, convidada por Albanisa Sarasate, uma das idealizadoras da AM do POVO. “Ela me disse: você vai pro rádio, menina”, recorda. Momentos importantes foram vividos nesta época, como o programa Debates do POVO, onde, ao lado de Themístocles de Castro e Silva, Adísia protagonizou debates acalorados. “Várias vezes, ia ao toalete puxar meus cabelos para segurar o sangue de tanta raiva que eu sentia”, relembra.

Adísia justificou o termo ‘pioneira’ no título do livro, afirmando que a AM do POVO entrou num ramo que não existia no Ceará. “A rádio era eminentemente de informação, que é a marca registrada da emissora até hoje”, assinala. A radiodifusão no Brasil também é lembrada na obra, pois completa 90 anos em 2013. A importância do rádio é sintetizada por Adísia numa frase: “Quem não experimentou o rádio, não viveu”.

 

Durante o lançamento a plateia ouvia as histórias de Adísa Sá no espaço de eventos O Povo. (Foto: Tatiana Fortes)

Durante o lançamento a plateia ouvia as histórias de Adísa Sá no espaço de eventos O Povo. (Foto: Tatiana Fortes)

Espaço O POVO de Cultura & Arte tem programação diversificada.

O lançamento do livro de Adísia Sá foi o pontapé oficial na programação do Espaço O POVO de Cultura & Arte. Cursos, oficinas, entrevistas e encontros serão realizados periodicamente no espaço. As atrações são gratuitas e há vagas de estacionamento ao lado da sede do jornal O POVO, onde fica o espaço. Maiores informações sobre os eventos organizados no local podem ser obtidas no site, ou por telefone (ver serviço).
 
“Quando estudei jornalismo na década de 1980, tinha um professor que era funcionário da rádio. Ele estimulou tanto a gente, que de 1983 pra cá, sempre escuto a rádio do POVO (atualmente O POVO/CBN), principalmente o “Grande Debates do POVO”, que é o horário que estou mais em casa. Gosto da emissora porque sou fissurado em notícia.”
 
Gerardo Carvalho Frota (Pardal), cordelista, jornalista e professor

“Esse livro tem a importância de resgatar a história da emissora nesse período de trinta anos. E contar como foi a contribuição da rádio O POVO para a história da radiodifusão cearense.”
 
Maryllenne Freitas, editora-chefe da O POVO/CBN

Serviço

Espaço O POVO de Cultura & Arte:
Telefone: (85) 3366 3785 / 9199 1574
Site: http://www.opovo.com.br/espacoopovo

Aflaudísio Dantas
7º semestre

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.