7 DE SETEMBRO: Alunos do Colégio participam de concerto sinfônico

• Foto 5
  • Foto 4
  • Foto 1

Parceria com instituto de Portugal contou com audiência das turmas do Infantil 5 e Ensino Fundamental I (1° ano ao 5° ano)

Os alunos do Colégio 7 de Setembro assistiram, nesta terça-feira, 16, ao concerto sinfônico ‘Os Instrumentos da Orquestra do Sítio da Amizade’, no Theatro José de Alencar. Foi a primeira vez que o colégio fez parceria com o projeto Crescer com a Música, da Foco Musical, instituto português, com sede em Lisboa, de musicalização infantil erudita. Além de assistirem, os alunos também participaram da orquestra sinfônica regida pelo maestro português Jorge Salgueiro, músico, compositor e também autor da fábula orquestrada.

No espetáculo, os estudantes tiveram a oportunidade atuar em nove momentos. Cantando, batendo claves e silenciando, quando necessário. A coordenadora de Artes do C7S, Nina Rizzi, explicou que o espetáculo foi a culminância de um projeto iniciado em sala de aula há cerca de três meses.

Para a preparação das crianças, os professores receberam formação prévia de profissionais do instituto, vindos de Portugal, completou Nina. Ela disse ainda, que desde o berçário, os alunos têm aula de musicalização infantil.

Na fábula sinfônica, cada instrumento musical representa um animal e, durante a apresentação, é contada uma história. Jorge Salgueiro ressaltou que a obra Os Instrumentos da Orquestra do Sítio da Amizade foi escrita há 21 anos e tem como origem Pedro e o Lobo, obra de Sergei Prokofiev, que utiliza a mesma performance de instrumentos e animais. Segundo Salgueiro, a grande particularidade da obra é a plateia participativa, no caso, as crianças dos colégios que estiveram nos concertos.

Para o maestro, o trabalho feito em sala de aula é o mais importante. “O concerto foi apenas o concluir de um processo que dá aptidões aos alunos e faz eles conhecerem a história que também é muito importante”, afirmou Jorge. Na fábula do espetáculo, valores como respeito, superação e amizade foram trabalhados em sala de aula durante os ensaios. O Sítio da Amizade foi a segunda obra apresentada em Fortaleza. A primeira, em 2018, foi a A Floresta d’Água, também de Jorge Salgueiro.

O maestro Jorge Salgueiro preservou os mesmos instrumentos e animais da obra inspiradora de Sergei Prokofiev, acrescentando apenas alguns

Durante a apresentação, a orientadora educacional Éryka Caldas, do C7S, relembrou que o período de preparação dos alunos foi desafiador. Ela reconheceu, porém, que ouvir os alunos cantando lhe fez saber que é possível transformar o ser humano. “A gente vê que dá trabalho, mas o sucesso acontece. Quando se faz com carinho, amor, dedicação e paciência, isso flui”, destacou. Já a Ana Júlia Brasil, de 9 anos e estudante do Colégio, achou os ensaios fáceis e disse que pretende participar novamente do concerto.

O projeto de pedagogia musical da Foco Musical existe há mais de 20 anos em Portugal e, desde 2015, tem vindo ao Brasil, explicou Patrícia Bederonni, assessora de imprensa. Conforme Patrícia, o concerto participativo é aberto a qualquer escola que queira contratar o projeto do instituto. Em alguns Estados, também são feitas parcerias com as Secretarias de Educação como forma de democratização da música erudita. O Nordeste e o Sul do país já receberam várias apresentações da orquestra sinfônica, ressaltou Patrícia.

Texto: Vitória Barbosa (4° semestre/Jornalismo – UNI7)
Fotos: Fabrícia Sousa (2º semestre – Publicidade/UNI7) e Jefter Neri (2º semestre/Publicidade-UNI7)

Tags: , , , , , , ,