17ª FEIRA: Momentos finais de alegria e descontração com muito aprendizado

Educadora entrega, mais uma vez, uma experiência que marca e que se destaca no cenário das instituições de ensino superior do Ceará

A 17º Feira das Profissões 7 de Setembro foi de encanto e euforia no período da tarde da última sexta-feira, 24. Tanto pelo lado dos secundaristas como por parte dos universitários o sentir era o mesmo. O encontro de saberes animou o pátio e os andares do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

O encontro, que contou com a presença das principais instituições de ensino superior do Estado, teve início ainda pela manhã e seguiu pela tarde, quando alunos representaram seus cursos em estandes. Os alunos da UNI7 também foram destaque promovendo os cursos do Centro Universitário para os visitantes que vinham de escolas particulares e públicas.

Movimentação foi intensa durante toda a tarde I FOTO: Fabrícia Sousa
2º semestre

O coordenador do Colégio Deoclécio Ferro, Roberto Mesquita, frisa que a experiência da Feira para os alunos é essencial. “Nós trouxemos alunos do segundo e terceiro ano. Os do segundo ano ainda estão muito verdinhos, então ajuda demais”. Mesquita elogiou também a organização e o nível dos expositores, pontuando que haviam conseguido expor a realidade dos cursos de todas as formas. “Tudo aqui é bem diferente dos demais. A gente conseguiu ter uma noção bem mais abrangente dos cursos. É bem mais completo”, concluiu.

O elogio brinda a dedicação dos estudantes que se esforçaram ao máximo para repassar os conhecimentos aos secundaristas. Foi o caso da graduanda em Jornalismo da Uni7, Letícia Marques, que ficou o dia inteiro no estande da comunicação. “Por mais que me sinta cansada, é um senso de dever cumprido. Aqui não é exaustivo, não é algo que me incomode, não sinto que estou aqui por obrigação”, revelou a estudante, com ares de felicidade.

A estudante de publicidade e propaganda, também da Uni7, Amanda Matos, que participou pela primeira vez de uma ação do Centro Universitário, por ter vindo transferida de outra instituição, destacou que a conversa com os visitantes rendou. “Alguns alunos ficam surpreendidos com coisas que a gente fala do setor da publicidade, do setor da comunicação, de como ele é trabalhado”.

As estudantes do primeiro ano do ensino médio, Lara Gabriele e Livia Martins do Colégio 7 de Setembro, sede Centro, dividem as mesmas pretensões de cursos para o futuro: direito e ou psicologia. Lara revelou que a conversa com os alunos de direito da Uni7 despertou o interesse de fazer o curso na instituição. “Eles falaram sobre várias coisas interessantes. Sobre o que eles estão fazendo, sobre os professores que são muito bons. E. tipo assim, me deu muita vontade de estudar aqui, eu admirei demais”.

Durante todo o dia alunos da UNI7 e de outras instituições se revesaram para atender os secundaristas nos estandes I FOTO: Fabrícia Sousa
2º semestre

Livia pontua que essa troca de saberes é de extrema importância na tomada definitiva de decisão. “Sempre é bom você ver alguém que está passando por aquilo, que tem experiência, para você ter a certeza de que é aquilo que você quer para o resto da sua vida”.

Oficinas, palestras ministradas por professores compuseram a tarde de interação. Destaque para o encerramento, que não podia ser diferente do que foi toda a feira. Tendo como tema “felicidade”, a palestra da jornalista e professora Ana Márcia Diógenes, da Uni7, falou aos presentes sobre os motivos que levaram a profissional a gostar do termo “felicitância”. Ela destacou a importância da vida das juventudes, pontuando 12 dicas para os jovens encontrarem “o seu melhor crush, eles mesmos”.

Com a atenção jovem a professora ilustrou a importância de olhar para si e se sentir completo consigo mesmo I FOTO: Miguel Macedo

E, no pátio central do Campus, houve ainda o fitdance do estudante de jornalismo Danielber Noronha. Mesmo estando prestes a entregar o trabalho de conclusão de curso (TCC), o que geralmente demanda tempo e esforço, deu um show à parte e mobilizou os presentes em um momento de muita dança. Difícil foi ver alguém não sair contagiado da 17° Feira das Profissões da UNI7.

A dança de Danielber contagiou praticamente todos ao redor I Fabrícia Sousa
2º semestre

TEXTO: Eli Naftali (6º semestre de jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , ,