17ª FEIRA: Eduardo Jucá entusiasma estudantes com palestra de abertura

Neurocirurgião ressaltou o trabalho em equipe e que os alunos precisam ver a profissão não, apenas, como uma obrigação, mas sim como meio de realização

A palestra “Do sonho à realização: alcançando o impossível” abriu a 17ª edição da Feira das Profissões do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), nesta sexta-feira, 24. Foi ministrada pelo médico Eduardo Jucá, neurocirurgião pediatra do Hospital Albert Sabin, professor, palestrante e filho de Adelmir Jucá, pró-reitor da UNI7. As falas serviram de inspiração e incentivo aos estudantes. Ele traçou uma linha do tempo, mostrando sua trajetória, da escola à graduação, por sua formação, evidenciando dificuldades e apresentando casos de cirurgias de sucesso que operou.

Eduardo Jucá, formado pela Universidade de São Paulo (USP), enfatizou, em sua palestra, que os alunos precisam se identificar com o curso, ter prazer de cursá-lo e conseguir vencer os desafios que a graduação impuser, para que a profissão esteja atrelada à uma realização e não, somente, à uma obrigação. Segundo ele, é preciso que a escolha tenha um significado e que os estudantes devem estar em alerta com as oportunidades. “Presta muita atenção, quando a vida te der um não”, falou.

A palestra aconteceu no Teatro Nila Gomes de Soárez, no quinto andar da UNI7

Destacou que as experiências, ao longo de sua carreira, foram obtidas por meio de muita preparação e ousadia. A formação de equipes, o abrir mãos de interesse pessoais, ter um planejamento específico e detalhado, foram instruções que ele deu aos alunos e disse que “isso não é apenas clichê, é algo que precisa ser praticado diariamente”.

Lissandra Girão, 17, estudante do 3º ano, do Colégio 7 de Setembro (C7S), disse que a palestra lhe ajudou a entender, que “o poder de várias pessoas juntas é muito maior do que o poder de uma pessoa só. Às vezes, a gente precisa abdicar de várias coisas para poder chegar um sucesso muito maior.” O curso pretendido por ela é Relações Internacionais e afirma que, por isso, essa parte a impactou tanto.

Jucá ressaltou uma das cirurgias que participou: o caso das gêmeas siamesas. “Foram quatro cirurgias (para o processo de separação dos crânios), um ano de tratamento, articulando profissionais dos Estados Unidos, São Paulo e Ceará, e, felizmente, houve um bom resultado. Hoje, elas estão bem”, relembra. Para Juarez Lima, supervisor de ensino do C7S, a proposta da palestra de Jucá era mexer positivamente com os alunos. “O que esses meninos precisavam ouvir era alguém que tivesse, realmente, uma história inspiradora (…) motivando-os para que possam fazer as melhores escolhas”, afirmou.

Dr. Eduardo Jucá foi o presidente Presidente eleito do XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Durante a palestra, o neurocirurgião explicou que as profissões exigem grandes desafios, planejamentos minuciosos, compromisso, cultivo de relacionamentos e liderança, no sentido de guiar e não de chefiar. O aluno João Paulo, 15, do 1º ano do C7S, avaliou como excelentes as dicas de Jucá. “É ótimo ter alguém para guiar o nosso futuro. Alguém experiente para nos dizer o que vai ser pela frente e que o futuro não seja uma surpresa pra gente”, disse. O neurocirurgião finalizou a palestra com uma frase do cantor e compositor Caetano Veloso: “É impressionante a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer”.

Texto: Bruna Ramos (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Matheus Abrahão (3º semestre – Publicidade/UNI7) e Jefter Neri (2º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,