16ªFEIRA: Orientação para alunos do Ensino Médio sobre cursos e carreira

O tema desta edição da feira tem o intuito de instigar o aluno a se conhecer melhor para então escolher qual curso seguir

Com o tema “o que tem dentro de você?”, a 16° Feira das Profissões 7 de Setembro ofereceu múltiplas atividades aos estudantes do Ensino Médio, universitários e pré-universitários presentes nesta sexta-feira, 25, ao Centro Universitário 7 de setembro (UNI7). Organizada pelo Colégio 7 de Setembro (C7S) e UNI7, o público esperado da feira foi de 2.000 pessoas das 15 escolas convidadas e do público geral da Educadora 7 de Setembro.

Organizador do evento, o supervisor de ensino Juarez Lima, explicou que a Feira das Profissões 7 de Setembro surgiu da necessidade de ajudar o aluno na escolha de sua carreira profissional. Segundo ele, apesar de vivermos na era da informação, a escolha profissional ainda é muito difícil e delicada, por isso a organização busca levar aos estudantes o máximo de informações sobre as várias áreas e os novos cursos que surgem.

A respeito do tema deste ano, professor Juarez disse que a intenção é fazer com que o aluno se conheça melhor. “Você tem que se conhecer para poder encaixar: o que tem dentro de você, o que você está vocacionado a fazer e escolha do curso. Acho que isso é a perfeição”, ressaltou.

Juarez entende que o momento de escolha do curso no vestibular é o maior dilema do adolescente na escola (Foto: Giovanna Rodrigues)

Dilson Alexandre, coordenador dos cursos de Comunicação Social da UNI7 e membro da comissão de marketing do evento, destacou a importância da academia abrir espaço para os alunos do ensino médio e os ajudar na sua escolha do curso e da possibilidade de carreira. Ele também acentuou o protagonismo dos discentes dos vários cursos na recepção e orientação dos estudantes, além da troca de experiências. “É o nosso aluno conversando com o futuro aluno”, reforçou.

Ao participar da sua segunda Feira das Profissões, Amanda Nogueira, 16, disse que esta edição está mais focada nas oficinas e palestras do curso lhe interessa que é psicologia. Cursando o 1° ano do ensino médio no C7S, a estudante também tem curiosidade em conhecer mais sobre outros cursos, como Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Para a pré-universitária, também do C7S, Lorena Castro, 17, a feira despertou nela sua vocação. Ela contou que na edição passada, não tinha noção do que iria fazer, mas depois de conhecer o curso de Medicina na ocasião, teve a certeza de que seria ele. Neste ano, ela disse que só confirmou o sonho que a feira a ajudou descobrir que tinha. E lembrou: “quando chego em casa, o sentimento é de dever cumprido de que fiz minha parte em descobrir o que quero e o que é melhor para mim”.

Rose Nunes, coordenadora da UNI7 Estágio e Carreira e também organizadora da feira, ressaltou a dimensão que o evento tem tomado desde sua criação. Ela informou que nesta edição a programação triplicou, para dar conta do público esperado e a estrutura também tem sido ampliada a cada ano. Palestras “de peso” como a de Rosier Alexandre que falou sobre sonhos, desafios e conquistas, foram um diferencial da produção, lembrou Rose.

Para Rose, a Feira das Profissões, ao lado da FLI7, é o maior evento da UNI7 para o público externo e também muito importante, pois os colégios têm oportunidade de conhecer a proposta educacional do centro universitário (Foto: Giovanna Rodrigues)

A coordenadora também explicou que a organização da exposição foi dividida em comissões de coordenadores com funções pré-estabelecidas. A iniciativa de trazer à feira representantes de outras instituições como UFC, IFCE, UECE, Unifor, entre outras, foi justamente para oferecer aos alunos, a condição de conhecer todas as possibilidades de cursos. A programação contou com mais de quarenta estandes de cursos de graduação e carreira militar, palestras, oficinas e visitas guiadas pelas dependências do centro universitário.

Texto: Vitória Barbosa (2º semestre/Jornalismo – UNI7)

Fotos: Giovanna Rodrigues (4° semestre/ Publicidade – UNI7)

Tags: , , ,