16ª FEIRA: Rosier Alexandre dá palestra com o tema: Qual é o seu Everest?

Definindo alpinismo como hobby, Rosier conta sua trajetória de vida para estudantes e os instrui a terem determinação e a não desperdiçarem chances

Sobre o reconhecimento, Rosier disse: “A pretensão não era essa, mas ser admirado, reconhecido e respeitado… isso é muito bom!” (Foto: Marcos Paulo)

O administrador de empresas e alpinista nas horas vagas, Rosier Alexandre, 49, ministrou uma palestra na 16ª Feira de Profissões no Teatro Nila Soárez, do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), nesta sexta-feira, 25. Criador do projeto 7 Cumes, ele se destacou por ter sido o primeiro cearense a escalar uma das montanhas mais altas do mundo: o monte Everest, ganhando assim reconhecimento nacional.

O palestrante atrelou o conhecimento sobre planejamento ao sonho pessoal – de levar a bandeira do Ceará e do Brasil a todos os continentes. A atitude, crenças positivas e valores fizeram com que ele anunciasse o projeto 7 Cumes, que fez parte de um sonho que durou 14 anos – 2 de planejamento e 12 de trabalho – e foi a oportunidade de satisfazer o desejo de conhecer as diferentes culturas do mundo e o de vê-lo em 360º.

Rosier Alexandre já escreveu dois livros: Sentinela de Pedra e 7 cumes. (Foto: Matheus Abraao)

O projeto é formado por sete montanhas: Monte Aconcágua (6.962m), Monte McKinley (6.194m), Kilimanjaro (5.895m), Monte Everest (8.848m) Monte Elbrus (5.642m), Monte Carstensz (4.884m) e Vinson (4.897m). Foi concluído em 21 de maio de 2016, quando Rosier chegou ao monte Everest. Graças ao ótimo planejamento, segundo ele, este projeto o tornou o 6º brasileiro e o 11º sul-americano a escalar a maior montanha de cada continente. “Mesmo com os obstáculos durante a escalada, como avalanches, não desisti”, diz.

Dentre suas inspirações, destacou, durante a palestra, Nelson Mandela e Madre Teresa de Calcutá. “Uma pessoa sem dinheiro pode fazer coisas muito grandes. (…) quando a gente sonha e tem planejamento, a gente faz coisas grandes e nada melhor do que buscar boas inspirações. Isso ajuda muito.” E revelou aos alunos que sua disciplina é determinação intensa.

Rosier Alexandre, finalizou a palestra com poesia de Patativa do Assaré: “Sou cabra da Peste, sou do Ceará.” (Foto: Marcos Paulo)

Com comentários bem-humorados, enfatizou o planejamento: como estabelecer sonhos e executá-los com sucesso. Usa sua trajetória como exemplo de determinação e dedicação. Nascido em Monsenhor Tabosa, município cearense a 261 km de Fortaleza, Rosier estudou no colégio Geo Stúdio, onde ganhou uma bolsa de 70% após muita insistência junto ao diretor da instituição. Mesmo com a dificuldade em acompanhar os estudos nessa escola, ele conseguiu garantir sua vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC), e revelou o segredo aos alunos: “Eu não tinha pressão, nem cobrança. (…) eu lia muito.”

TEXTO: Bruna Ramos (2º semestre/Jornalismo – UNI7)
FOTOS: Marcos Paulo (2º semestre/Publicidade – UNI7) e Matheus Abraão (2º semestre/Publicidade – UNI7)

Tags: , , , , , , , , , , ,