12ª Semana de Educação debate direitos humanos

Estudantes e profissionais de educação avaliaram a importância do estudo sobre direitos humanos nas escolas

Como parte do encerramento da 12ª Semana de Educação, estudantes e professores do curso de Pedagogia da Faculdade 7 de Setembro (Fa7) participaram de palestra sobre direitos humanos na noite desta terça-feira, 3 de dezembro. O momento contou, ainda, com a presença do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal e professor da Fa7, João Alfredo, e do professor de filosofia Marcelo Amoreira.

Dentre outros assuntos, Amoreira destacou a importância da inserção da temática sobre direitos humanos nas escolas. Segundo o professor, as instituições de ensino básico podem trabalhar esses valores nas próprias disciplinas da grade formal, de forma que possibilite ao aluno a construção de um olhar mais crítico à sociedade.

Lara Brito é aluna do professor Marcelo Amoreira e defende a abertura de um espaço para debate sobre direitos humanos nas escolas. (Foto: Tarcísio Feijó)

Lara Brito, estudante do 9º ano do Colégio Sapiens, foi convidada pelo professor Marcelo Amoreira para falar aos presentes no evento a partir de seu ponto de vista, como aluna, a respeito da abordagem do tema em sua escola. “Sempre tive a oportunidade de mostrar minha opinião”, ressaltou. A jovem também aproveitou a oportunidade para dar uma dica aos profissionais: “Educação é um direito que abre a porta para todos os outros”.

Para validar a importância do debate sobre direitos humanos nas escolas, o professor João Alfredo falou sobre as manifestações ocorridas no Brasil em 2013. Para o profissional, a mobilização de jovens nas redes sociais em torno da causa foi fundamental para a dimensão dos protestos. “Dizem que o Facebook foi às ruas”, brinca João.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Fa7, Selene Penaforte, explica que a escolha do tema “Direitos Humanos” para a 12ª Semana de Educação deve-se à ebulição causada pelos manifestos. “Essa tônica tem perpassado os ambientes sociais. Os alunos do curso de Pedagogia que, alguns, já atuam como educadores, devem ter uma visão ampla e crítica sobre o tema para saber de que forma vão abordá-lo nas escolas”.

Oficinas preparam estudantes para situações inusitadas

Como parte da programação da 12ª Semana de Educação, foram ofertadas aos estudantes do curso as seguintes oficinas de aprimoramento técnico e teórico: Psicomotricidade, Mediação de Conflitos e Pedagogia de Projetos.

Luana Severo e Anna Regadas

Tags: , , , , ,