Notícias

UNIVERSO GEEK: Mercado em crescimento movimenta aficionados e colecionadores

Categoria:

Reportagens

0

Séries, games e filmes conquistam os cearenses e aumentam números de lojistas e clientes aderindo aos produtos com temáticas nerd

O mercado de jogos e quadrinhos está se expandindo e em constante crescimento no Brasil. A demanda já movimenta milhões de Reais. Em Fortaleza, empresários locais começam a investir no setor. Duas lojas ganham destaque com a temática geek: Colecione Toys e Games e a Revistaria Art Cult.

Focada no Funk Pop e com muitas variedades de jogos e doces japoneses, coreanos e americanos, a Colecione Toy e Games foi criada por Ryann Menezes, 29 e Tábata Laboreiro, 26, em 2015. Localizada no Lago Jacarey e tendo lançado recentemente o Delivery Geek, a loja tem tido acréscimo no número de clientes, atraindo jovens e adultos com idades que variam entre 8 a 40 anos e cerca de 60% sendo o público feminino.

Funko Pops de vários desenhos e filmes, o foco da Toy e Games (Foto: Regina Soares)

Ao realizar eventos em algumas datas comemorativas, a loja promove sorteios e jogos com classificações. “Anima as pessoas. Oferecemos algo da loja e temos parceria com hamburgueria para oferecer lanche”, ressalta Ryann.

No Instagram, os clientes podem acompanhar os lançamentos e promoções. Destaque para Funk Pop exclusivos como ‘Megazord’ e ‘Aquaman’, pode-se fazer encomendas e regulamente novos Pops são lançados. Em 2017 aderiram a Hashtag, uma loja colaborativa, onde várias lojas vendem seus produtos.

Já a Revistaria Art Cult, para os amantes de quadrinhos, Toys e acessórios raros, foi criada em 2011 por João Batista, 49. Frequentando a loja há 4 anos, Luiz Gustavo, 12, grande fã dos quadrinhos, tornou-se o braço direito de Batista, ajudando e tirando dúvidas dos clientes.

Criar a Art Cult foi um sonho realizado por Batista que, desde a infância, adora ficção cientifica. “Optei pelo mercado geek pela paixão, convicção e acho promissor. Independente se daria certo ou não, iria por este caminho”, garante. A loja tem recebido clientes de diferentes faixas etárias, mas a procura por quadrinhos capa dura e colecionáveis é mais pelo público adulto. Já os Card Games e gibis o público infanto-juvenil domina.

A Art Cult ainda não possui site por questão de logística, mas a construção de uma loja virtual está nos planos para 2019. Nos primeiros anos, havia vários encontros com clientes para falar de filmes e series. Anualmente, a loja realiza um bazar onde reúne, em média, 40 colecionadores que têm descontos de até 70%. Encontram-se na loja, acessórios como marcadores de texto, jogo americano, pano de prato, squeeze todos com temas de desenhos e filmes, produtos difíceis de achar em outros mercados.

Quadrinhos, HQs e Gibis são alta demanda na Revistaria Art Cult (Foto: Regina Soares)

São duas lojas com produtos atualizados e preços competitivos, que atraem mais clientes pela gentileza dos proprietários. Ambas possuem nota alta nas avaliações da web. Ótimo para colecionar diferentes itens e presentear.

SERVIÇO

Colecione Toy e Games
Endereço: Av. Viena Wayne, 430 – Cambeba (85)985275846
Instagram : @colecionetoyegames
Facebook: @ColecioneToyseGames
Horarios: Ter-Qui: 9h-12h/14h-19h / Sexta: 14h-21h30 / Sábado: 14h-21h30 / Domingo: 17h-21h30

Revistaria Art Cult
Endereço: Av. Washington Soares 3690 Pátio Agua Fria (85)997370295
Instagram: @revistaria_artcult
Facebook: @artcultrevistaria
Horários: Seg a Sábado 9h às 21h

Glossário
Funk Pop: Boneco de 9,5cm, corpo normal, cabeça e olhos grandes e expressivos.
Toy/Action Figure: Bonecos com feições parecidas (quase idênticas) do personagem retratado
Card Games: Jogo de carta com temática de animes, filmes ou series.
Squeeze: Garrafa para bebidas

TEXTO E FOTOS: Regina Soares (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.