LANÇAMENTO: Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo abre segunda edição

Reportagens

Serão distribuídos R$ 27.000,00 em prêmios para seis categorias, incluindo trabalhos de universitários

O Sistema OCB-SESCOOP/CE – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará lançou na manhã desta terça-feira, 17, a segunda edição do Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo. O jornalista Samuel Milléo Filho, coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, do Paraná, fez a palestra no lançamento do 2º Prêmio, com o tema “As experiências de cooperativas do Paraná”.

Ao anunciar o palestrante, o presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, João Nicédio Alves Nogueira, ressaltou a oportunidade da presença do jornalista paranaense e a motivação para os profissionais de comunicação do Ceará. Iniciada no ano passado, a premiação visa incentivar a divulgação das ações econômicas e sociais do cooperativismo no Ceará entre os profissionais da imprensa.

O palestrante da abertura foi o jornalista paranaense Samuel Milléo Filho (Foto: Divulgação/Sistema OCB/CE)

Segundo Milléo Filho, o prêmio, tanto no Paraná – já chegou à 12ª edição -, quanto no Ceará, é “a prova de que comunicação é investimento, pela repercussão que gera, e ser uma oportunidade de disseminar a cultura do cooperativismo para a sociedade”. O jornalista fez um breve relato dos 47 anos de história da assessoria de comunicação, no âmbito do cooperativismo paranaense, um dos mais atuantes no Brasil.

O tema do 2º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo deste ano é “Crescimento do Setor Produtivo passa por uma Cooperativa e transforma realidades”. Os trabalhos estão divididos em seis categorias: Jornalismo Impresso (jornais e revistas), Telejornalismo (emissoras de televisão, tanto aberta como de assinatura), Webjornalismo, Radiojornalismo (emissoras cearenses de rádio legalizadas) e a categoria Universitário, voltado a estudantes orientados por seus professores.

Para ser avaliado, é necessário que o trabalho esteja dentro do tema, com referência a um ou mais ramos representados pelo Sistema Cooperativista Cearense: Saúde, Crédito, Transporte, Agropecuário, Trabalho e Consumo. São validadas também as reportagens veiculadas entre 31 de agosto de 2017 até 31 de agosto de 2018, dentro das categorias citadas. As inscrições são gratuitas e começam do dia primeiro até o dia 28 de setembro. O material deverá ser entregue na sede do Sistema OCB, presencialmente ou por correio.

Coordenadores falam no lançamento do prêmio (Foto: Divulgação/Sistema OCB/CE)

Durante a premiação do ano passado, parte da equipe formada por alunos da disciplina de Técnicas de Produção Jornalística, do curso de Jornalismo da UNI7, recebeu o prêmio na categoria Destaque Acadêmico. Estiveram presentes na cerimônia as alunas Rayanne Kelly, Roberta Linhares e Vitória Yngrid, além dos professores Miguel Macedo, Dilson Alexandre e Ana Márcia Diógenes. Orientados pelo professor Miguel, os alunos trabalharam o tema cooperativismo na revista experimental História em Revista.

VALORES DA PREMIAÇÃO:

Profissional Jornalismo Impresso (R$ 6.000,00)
Profissional Telejornalismo (R$ 6.000,00)
Profissional Webjornalismo (R$ 6.000,00)
Profissional Radiojornalismo (R$ 6.000,00)
Destaque Acadêmico – Universitário (R$ 3.000,00)

Sistema OCB-SESCOOP/CE:
Rua Ildefonso Albano, 1585 – Aldeota. Fortaleza/CE
Informações: (85) 3535.3661 / 3650
Site: http://somoscooperativismo.coop.br/
Facebook: @OcbSescoopce

TEXTO: Jonathan Silva (5º semestre – Jornalismo/UNI7)