FIOS DE SOLIDARIEDADE: Desapegue e doe cabelo natural à Peter Pan

Reportagens

Voluntários recebem mechas para confecção de perucas, que são doadas aos pacientes da Associação que fazem tratamento contra o câncer infanto-juvenil no Ceará

Trinta e dois pacientes, entre crianças e adolescentes, receberam perucas, de maio a outubro deste ano, na Associação Peter Pan. A conquista aconteceu graças à ação de voluntários que levam até a entidade beneficente mechas de cabelos naturais. A coordenadora de projetos sociais, Déborah Holanda, reconhece a importância da solidariedade para o desenvolvimento desse projeto. “A parceria que temos com a população é essencial para realizar nosso trabalho com qualidade. Recebemos uma boa quantidade de cabelos todos os meses. E todo material é utilizado”, disse.

Sandra Salgado, voluntária do Peter Pan, recebe as mechas dos cabelos da estudante Fátima Belarmino (Foto: Divulgação)

Quando os fios não são encaminhados para confecção de perucas, são vendidos, o que também gera recurso financeiro para ajudar o centro de referência. “Isso acontece porque temos a dificuldade de encontrar costureiras que confeccionem as perucas. Então, vendemos algumas mechas e, com o dinheiro, investimos em alimentação para as crianças e seus familiares”, explica Débora.

Os beneficiados com as próteses capilares são, principalmente, adolescentes que são submetidos à quimioterapia. No momento em que a vaidade está à flor da pele, os pacientes perdem os cabelos e uma peruca eleva a autoestima. Para a gerente administrativa e voluntária do Peter Pan, Sandra Salgado, receber uma peruca, para esses meninos e meninas, é uma alegria e um aliado no combate ao câncer infanto-juvenil. “Melhora a autoestima dos nossos pacientes e eles reagem bem melhor ao tratamento. Então, transcende, e muito, o simples fato de serem apenas umas mechas de cabelo. Uma peruca se traduz até em esperança de vida”, ressalta.

A estudante de Jornalismo, Fátima Belarmino, do Centro Universitário 7 de Setembro, conhece e admira os trabalhos da entidade. Pensando ser voluntária, Fátima conta que durante um ano esperou o seu cabelo crescer para cortar e doar as mechas. Fátima diz que além de um ato de amor pelas crianças, esta é uma forma de desapego que, para ela, deve ser praticado no dia a dia. “Sempre achei que meu cabelo estava ligado à minha vaidade, então, comecei a pensar como poderia, por meio dele, ajudar ao próximo”, detalha.

Antes e depois da aluna Fátima Belarmino, quando decidiu cortar o cabelo para doação (Foto: Divulgação)

Para ser um doador de cabelo, é necessário que as mechas tenham no mínimo 15 cm de comprimento, depois de cortado e, o melhor, pode ter qualquer tipo de química, como, por exemplo, tintura. Os fios precisam estar bem amarrados, para não haver perda de material, na hora da confecção da peruca.

E, se valeu a pena ter doado seu tempo, seu cabelo, para as crianças e adolescentes do Peter Pan, Fátima Belarmino resume: “É uma emoção saber que meu cabelo não vai ficar somente no chão de um salão. Eu não tenho noção como vai ficar na cabeça de uma criança, mas eu sei que vai fazer ela feliz e isso não tem preço”.

Sobre a Associação Peter Pan
Entidade sem fins lucrativos recebe outros tipos de doações, como, por exemplo, fraldas geriátricas e leite em pó. Existem também outras formas de ajudar a Instituição, por meio da doação financeira ou por meio do voluntariado. Para mais informações basta acessar o site da Instituição.

Serviço:

Associação Peter Pan – Rua Alberto Montezuma, 350, Fortaleza, Ceará
Site: [email protected]

Texto: Karine Serpa (4º semestre – jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,