Notícias

ECONOMIA: Calçadas e esquinas da cidade também são espaços para empreendedores

Categoria:

Reportagens

0

No período marcado por uma das maiores crises econômicas da história, cearenses estudam o mercado local, utilizam a criatividade e se transformam em donos dos seus próprios negócios

Nos últimos quatro anos as redes sociais têm sido um dos principais espaços de divulgação de notícias sobre a crise econômica brasileira. São muitos relatos de empresas que estão demitindo e fechando as portas e de pessoas que encontram dificuldades em fechar as contas do mês. Porém, parte dos brasileiros vai à contramão dessa crise. São empreendedores que, com muita criatividade, perseverança, qualidade do produto, bom atendimento e um pouco de análise do mercado, conseguiram abrir e ter sucesso no seu próprio negócio.

Eliete Ribeiro aguardando os clientes em mais um dia de trabalho no Centro (Foto: Paulo Mesquita)

Eliete Ribeiro, brasileira, mãe decidiu no começo de 2017, aos 38 anos, ser dona do seu próprio negócio. “Queria trabalhar em algo onde eu controlasse o meu horário, a minha rotina e dar mais atenção para a minha filha”, comenta Eliete com um sorriso no rosto. Nos últimos oito meses ela leva o seu carinho para a Avenida Duque de Caixas, próximo à Rua Senador Pompeu, no Centro. Ali vende tapioca, misto, café, leite e outras iguarias. Mas ela não está sozinha. O apoio familiar é uma peça fundamental para o sucesso do negócio. “Meu esposo e outros parentes ajudam aqui na preparação dos produtos e no atendimento aos clientes”.

Quem anda pelas ruas do Centro de Fortaleza já deve ter observado a quantidade de carrinhos nas esquinas vendendo o mesmo produto de Eliete. Desse modo, como se destacar nesse mercado tão concorrido? “Olha, tem espaço para todos, mas o atendimento que você dá aos clientes, a atenção, acaba aproximando as pessoas e elas acabam vindo aqui todos os dias”, comenta.

Sem comentar valores, diz que consegue com a venda desses produtos manter as contas em dia. “Talvez eu não fique rica, mas vai dar para pagar as contas no final do mês”, conclui Eliete.

Rafael Alves é outro empreendedor, só que atua no bairro do Benfica. Ele é ex-professor formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC no curso Letras/Inglês e vindo da cidade de Brejo Santo, distante 510 km da capital cearense. No semestre passado, aos 28 anos, decidiu ter o seu próprio negócio de venda de artesanato. O local escolhido foi o cruzamento da Avenida da Universidade com a Rua Juvenal Galeno, no bairro Benfica.

Rafael Alves no dia a dia do seu ambiente de trabalho (Foto: Arquivo)

“Aqui é um lugar estratégico. Analisei o espaço e pensei onde ia colocar os meus produtos. Quis aproveitar os alunos da UFC e os clientes que vão ao shopping que fica aqui do lado”, comenta Rafael. Alguns dos seus produtos são de fabricação própria e outros ele acaba comprando de fornecedores locais. Trabalhava com carteira assinada há algum tempo, mas queria algo mais. Queria crescer profissionalmente e ter qualidade de vida. “Queria ter o meu próprio horário de trabalho. Queria voltar a estudar e isso eu não conseguia com um emprego formal. Lá eu chegava a dar 11 aulas por dia”, comenta Rafael.

Aceitou o convite de amigos e veio para Fortaleza. Montou o seu negócio e registrou a sua pequena empresa na Regional IV para evitar dor de cabeça com a fiscalização da prefeitura. “Se não for registrado, eles recolhem mesmo. Levam tudo e você fica sem trabalhar em qualquer lugar”, relata Rafael.

Ao chegar ao bairro ele procurou conhecer a demanda da região. Pesquisou qual o tipo de produto que poderia oferecer para aquele público tão plural. “Estou há cinco meses aqui e com o tempo fui ganhando experiência com vendas. Sempre vou conversando com os clientes para saber o desejo deles”, comenta Rafael. E a crise não afeta os negócios? Rafael é taxativo: “Não tem crise! Tem muita oportunidade e nós temos que ser criativos”.

Material à venda pelo ex-professor da cidade de Brejo Santo, Rafael Alves (Foto: Arquivo)

Para os próximos meses Rafael já tem o seu planejamento. “Quero sair das ruas. Não que as vendas estejam ruins, mas o sol maltrata muito a pele e quero ir ao SEBRAE, fazer cursos na aérea de administração e aprimorar o meu inglês”. E conclui “não me arrependo da mudança que fiz na minha vida”.

SEBRAE E GOVERNO FEDERAL APOIAM O MICROEMPREENDEDOR

Para quem deseja empreender, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE oferece cursos de capacitação e orientação para o futuro negócio. Aqui em Fortaleza o atendimento pode ser realizado presencialmente em um dos quatro pontos localizados nos bairros José Walter, Praia de Iracema e duas unidades no Centro.

Se preferir, ainda está disponível o atendimento on-line. Para isso, o empreendedor deve acessar o endereço eletrônico sebrae.com.br. No portal, o pequeno empresário fica sabendo dos principais eventos e feiras que acontecem na cidade, fala com especialistas, tem acesso à consultoria e demais informações sobre o empreendedorismo. No site, o empreendedor pode realizar um diagnóstico da sua microempresa. Ainda existe opção do atendimento através do telefone 0800 570 0800.

Os empreendedores da Região Metropolitana e interior do estado do Ceará contam com onze Escritórios Regionais para receber atendimento do SEBRAE. São elas: Metropolitano, Litoral Leste, Jaguaribe, Centro Sul, Cariri, Sertão de Crateús, Sertão Central, Chapada da Ibiapaba, Norte, Itapipoca e Maciço de Baturité.

Outro site que auxilia o empreendedor na condução de seu próprio negócio é o Portal do Empreendedor, criado pelo Governo Federal em 2009. Ele tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo no Brasil. No endereço eletrônico portaldoempreendedor.gov.br o empreendedor esclarece as principais dúvidas sobre o empreendedorismo, quais as suas obrigações fiscais e capacitação que pode participar e quais os tributos que o microempreendedor deve pagar. O Portal do Empreendedor é uma parceira do Governo Brasileiro com o SEBRAE.

SERVIÇO

Empresa: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE
Endereços: em Fortaleza.

1. Rua General Bezerril, S/N Palácio do Comércio, Centro.
2. R. Dr. João Moreira, 207, Centro.
3. Av. F, 570, 3ª etapa – José Walter.
4. Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema.

Telefone:
0800 570 0800.

Horário de funcionamento: dias úteis de 08h às 12h e 14h às 18h.

Texto: Paulo Mesquita (7º semestre/Jornalismo-UNI7)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.