CULTURA NEGRA: Rede Cuca realiza campanha durante o mês de novembro

Reportagens

Igualdade racial é o tema de palestras e conversas nos Centros Urbanos. Intitulada Mente Livre Cuca Crespa, também aborda a história dos antepassados africanos e a valorização da etnia

Daniel Mamede, o responsável pela diretoria de Promoção de Direitos Humanos (Foto: Acervo Pessoal)

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Rede Cuca promove nas suas três sedes, – Barra do Ceará, Jangurussu e Mondubim – no decorrer deste mês, a ação Mente Livre Cuca Crespa. A campanha traz encontros musicais e seminários a respeito da história da cultura negra, além de convidados para as rodas de conversa sobre o empoderamento feminino e o preconceito no mercado de trabalho.

O diretor de Promoção de Direitos Humanos da Rede Cuca, Daniel Mamede, 26, destaca a importância de uma ação de igualdade racial. “A gente tenta resgatar traços que muitas vezes foram perdidos na contemporaneidade. A história, a questão da estética, do cabelo, problematizar como o negro é visto na sociedade, abordar as danças, as lutas, a religiosidade do povo negro’’. Disse também que é papel da diretoria de Direitos Humanos promover debates, e como os Centros Urbanos estão nas periferias, eles precisam trazer isso para a juventude negra. “Aí vem a campanha Mente Livre Cuca Crespa visando a abordar a cultura negra desde a sua ancestralidade por meio de diversas vertentes, da cultural, da sociopolítica’’, afirma.

A Rede Cuca, além de propagar o respeito à igualdade de direitos, faz a divulgação da sua programação mensal e os eventos ocorridos em cada sede. O jornalista Rogério Maia, 28, diretor de Comunicação Social da Rede Cuca, diz que o trabalho da sua diretoria consiste em gerar conteúdo para as redes sociais, para o Portal e a Rádio da Prefeitura e enviar release à imprensa. Atua ainda na formação de jovens comunicadores e o que eles produzem nos Centros Urbanos contribui indiretamente na divulgação. “A diretoria de Comunicação surge nessa ideia de valorizar mais a comunicação, porque todo jovem hoje é produtor de conteúdo, faz blog, tem página nas redes sociais. E a Rede Cuca é um meio de aperfeiçoar esse conteúdo, buscar outras possibilidades’’.

Ao ser questionado sobre a importância de uma diretoria de Comunicação, Rogério é enfático: “Cerca de 30% da população de Fortaleza é jovem. A diretoria de Comunicação foi criada para atender esse público que precisa ser comunicado, ser avisado do que está acontecendo na cidade’’, diz.

Rogério Maia comanda a direção de Comunicação Social de toda a rede (Foto: Matheus Castro)

Para a frequentadora da Rede Cuca, Deuzinha Félix, 22, o espaço tem uma forte presença na geração negra, principalmente por oferecer conhecimento aos jovens de periferia. “O Cuca vê o jovem como o futuro do Brasil’’. Por outro lado, a sociedade necessita de um conhecimento maior da cultura africana, para que haja respeito às diferenças. “Não é só escolher um dia da Consciência Negra, são todos os dias’’, afirma Deuzinha.

SERVIÇO:
Campanha: 1° até 30 de novembro
Endereço: Cuca Barra: Av. Presidente Castelo Branco, 6417. Telefone: (85) 3211-4300
Cuca Jangurussu: Av. Gov. Leonel Brizola, s/n. Telefone:(85) 3444-6201
Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/n. Telefone: (85) 3499-0018
Horário de funcionamento: 8 horas – 22 horas

Texto e fotos: Matheus Castro (3° semestre-Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , ,