Notícias

Papiro 2014.2.1

Categoria:

Papiro, Texto

0

Editorial: Os alunos da disciplina Projeto Integrado do Jornalismo Impresso, diante do trabalho de edição, costumam ter um cuidado excessivo com o texto do colega repórter. Ai mora um dos perigos do fechamento. Acostumados, no geral, a escrever e editar seus próprios textos, não sabem bem como proceder diante do texto do outro. Por esta razão, e não só por ela, costuma-se dizer em sala de aula que a edição é um excelente exercício de escrita. Entende-se com isso que, diante dos problemas do texto alheio, o repórter pode vir a evitar erros semelhantes. Além, é claro, do trabalho de edição propriamente dito.
Neste fechamento, alguns imprevistos tiveram de ser contornados pelos repórteres para não prejudicar a edição: administrar o tempo, recalcular o corpo de designers disponíveis, dividir o relógio entre edição e diagramação em alguns casos. A noite, quando seria transmitido o último debate entre os presidenciáveis, foi eletrizante como os dias que corriam até o segundo turno das eleições 2014. A Sala de Notícias, como não poderia deixar de ser, foi contaminada pelo sentimento coletivo daqueles dias, misto de ansiedade e receio pelo que estava por vir das urnas.
Da mesma forma com que foi tocada a primeira edição deste semestre, o segundo número tenta correr por fora da pauta prevista, porém atenta graças ao olhar de repórteres que buscaram notícias no trajeto de casa à faculdade, da FA7 ao estágio, nos espaços e no tempo de lazer. Fazer o Papiro é sempre voltar-se para a cidade, para a cidade que cada um habita intimimamente e, por isso, muita vezes, não pode ser visto por outras pessoas, se não for narrada pelas notícias produzidas e contadas aqui.
A diversidade de olhares e ângulos dão o tom desta edição que traz, entre outros temas, os novos números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o empreendedorismo em ações pioneiras na cidade como o drive-thru de pães, o comércio inusitado de aluguel de calças na entrada da sede da Política Federal no bairro de Fátima. Além disso, agendas do Estado, como a Bienal do Livro, o Festival Ponto CE e o alerta do Novembro Azul temperam esta edição. De tudo um pouco e um pouco de cada repórter e editor nas páginas a seguir.

Aproveitem! Boa leitura!

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.