JULIANA LOTIF: A comunicação e os aspectos do design como forma de ver o mundo

Juliana Lotif é graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e mestre em Design. Em 2013, foi primeiro lugar no concurso para professora assistente da então Universidade Federal do Ceará (UFC), hoje Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Ela, atualmente, é professora de Comunicação Visual no curso de Jornalismo nesta universidade, no campus Cariri. Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FA7 por seis anos, Juliana conversou com o Quinto Andar sobre sua experiência profissional.

Quinto Andar – O que lhe motivou a fazer Publicidade e Propaganda?
Juliana Lotif: Desde o Ensino Médio tinha interesse em artes visuais e esse curso traz um pouco dessa área. E na disciplina de Comunicação Visual consegui unir meu gosto com o curso em geral, me despertando mais para esse lado, que eu sempre gostei, mas não tive oportunidade de contato antes, pois morava no interior do Estado.

Foto Juliana LotifQA – Por quanto tempo trabalhou na FA7?
JL: Entrei em 2007, a convite do professor Adelmir (Vice-Diretor Acadêmico da FA7, Prof. Ademir Jucá) e saí em 2013. Até hoje tenho uma relação muito boa com a faculdade, uma relação afetiva.

QA – Em relação à sua formação profissional, em que a Faculdade 7 de Setembro lhe ajudou?
JL: Na FA7 encontrei um lugar que apostou em mim, me deu apoio e oportunidade. Ninguém me conhecia, fui selecionada pelo meu currículo, pela minha forma de ver o mundo.

QA – No que o concurso para professor assistente na UFCA (na época UFC) lhe despertou atenção?
JL: O concurso me chamou atenção pelo trabalho com Design, o Design de Notícias, que era uma área que eu tinha interesse, mas não tive oportunidade de trabalhar antes. E os pontos de estudo foram pontos relacionados com a minha carreira.

QA – E o primeiro lugar no concurso, o que representou para você?
JL: Tive felicidade muito grande em passar porque a área do concurso era convergente com a que eu já estuava há 10 anos, me dando chance de aprofundar mais o que já aprendi e obter mais conhecimento numa área tão legal que é o Design de Notícias. Fiquei muito feliz!

Beatriz Rocha
5º semestre