Notícias

JORNALISTAS BLOGUEIROS: RAFAEL MESQUITA

Categoria:

Blogs, Texto, Uni7 Informa, Web

0

Mídia Bixa é um espaço da comunidade LGBTQI+ na Internet

O webjornalismo é uma das melhores maneiras que o jornalismo atual tem para acompanhar todas as mudanças do mundo tecnológico. Grandes empresas se ampliaram para plataformas digitais, enquanto outras já nasceram na internet. Um exemplo é o Mídia Bixa. Criado em 2019, pelo jornalista Rafael Mesquita, é um jornal digital, com foco na comunidade LGBTI+, tendo ido ao ar oficialmente em junho, como homenagem ao mês do orgulho LGBT.

Rafael é graduado em Jornalismo e especialista em Assessoria de Comunicação. Hoje, é assessor de Comunicação na Prefeitura Municipal de Fortaleza, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce) e coordena o Comitê Regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC, tendo o blog como uma de suas ocupações.

TÓPICOS VARIADOS

O blog possui tópicos como política, economia, direitos, violência, entre outros. Tem como ideia principal não apenas defender a comunidade LGBTQ+, mas, sobretudo, informar com um jornalismo sério e competente. 

Foi o que aconteceu, por exemplo, nas eleições de 2020, quando o blog acompanhou todo o processo e informou sobre as propostas para a comunidade LGBTQ+ de cada candidato a prefeito de Fortaleza. A equipe é composta por jornalistas graduados e um estagiário, que atuam de forma colaborativa, pois, assim como Rafael Mesquita, possuem empregos fora do site.

Para os jornalistas e estudantes que desejem fazer parte deste projeto, basta solicitar uma conversa com o criador do site, por meio de suas redes sociais. Mesquita ressaltou que pretende ampliar o projeto em 2021, com a implantação de um podcast, trazendo formatos diferenciados e dinâmicos, além da contratação de um redator.

Mesmo no século 21, não é fácil encontrar blogs voltados para as minorias. O Mídia Bixa é visto, portanto, como um apoio para a comunidade LGBTI+. Atualmente o blog pode ser encontrado tanto em sua página na internet, como no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube. Serviço: https://midiabixa.com.br/

Texto:  Giulia Chaves (4º semestre – Jornalismo/ UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.