Notícias

JORNALISTAS BLOGUEIROS: FERNANDO RIBEIRO

Categoria:

Blogs, Texto, Uni7 Informa, Web

0

O poder e a resistência do blog policial nos dias atuais

Imagem: arquivo pessoal

De forma quase instantânea, com ampla checagem da notícia, o blog do jornalista Fernando Ribeiro mostra que falar de assuntos policiais continua atual. Comandado pelo próprio jornalista que dá nome ao blog, a plataforma funciona praticamente 24 horas e aborda fatos policiais no Ceará e casos de repercussão em nível nacional.

As principais informações e os pedidos de publicação são ligados à Segurança Pública, Poder Judiciário e sistema penitenciário. São prioridades as notícias mais impactantes para a sociedade, os fatos corriqueiros e, dentro do noticiário policial, a Segurança Pública e assuntos afins. A essência do blog é a cobertura policial.

Independente, o blog não é vinculado a emissoras de rádio e TV e “segue sem retorno financeiro”, segundo Fernando. A audiência é marcada principalmente pelo público adulto jovem e formadores de opinião. “Nestes momentos de tanta violação de direitos, de não garantia de segurança para os cidadãos e de muita delinquência no País, evidentemente que o noticiário policial ganha corpo e espaço no noticiário da imprensa em geral”, afirma Ribeiro.

Exemplo do retorno é um trabalho exclusivo que o próprio jornalista faz: o levantamento das estatísticas diárias de crimes violentos, letais e intencionais (os CVLIs, que são homicídios, latrocínios, feminicídios, mortes por intervenção policial, mortes no Sistema Penitenciário e os casos de lesões corporais seguidas de morte). Este trabalho, Ribeiro realiza há mais de 10 anos, após ter feito um estágio nas redações de O Globo e Extra, no Rio, nas editorias de Polícia dos dois jornais, quando ainda era editor de Polícia do Diário do Nordeste. 

Mesmo com o surgimento constante de novas plataformas e formatos, o Blog do Fernando Ribeiro segue sendo um dos maiores do estado e é reconhecido pela cobertura especializada sobre o tema, mostrando não ter “medo da notícia”, mas de não noticiar. Serviço: http://www.blogdofernandoribeiroce.com.br/

Texto:  Nala Jasmine  (Jornalismo/ UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.