Papiro: 2014.2.2

Papiro, Texto

Editorial: Não há quem duvide de como 2014 será lembrado. O ano da Copa do Mundo do Brasil. Ou dos 7 a 1 para a Alemanha. O ano da invasão de turistas estrangeiros, da construção do polêmico viaduto da Avenida Antônio Sales, das eleições, do fogo cruzado entre candidatos à presidência da República e ao Governo do Estado. Mas o ano não acabou e a cidade ainda respira em meio a ebulição fomentada pela política, pela economia e por calendários nacionais que mobilizaram e esquentaram todo o país.

A primeira edição do Papiro deste semestre tentou, na medida do possível, encontrar brechas entre as polêmicas do ano, pautar-se além do óbvio, do que já se esperava que fosse dito. Exercício difícil, afinal a cidade funciona como uma espécie de motor do tecido social e assim alguns assuntos parecem retroalimentados a cada instante, como o processo das obras de infraestrutura em vários pontos de Fortaleza.
Como falar de outros assuntos então, sem deixar o jornal preso à cobertura que tem sido feita pelos jornais, pelas televisões e emissoras de rádio da capital? Enxergar o ponto cego, invisível para muita gente, e trazer luz a assuntos sim repetidos, porém ocultados pelos problemas da cidade exaustivamente tratados na mídia local.
O que há de certo é que, mais que outros temas, o jornal laboratório produzido pelos alunos da disciplina Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, é uma vitrine de uma importante etapa de aprendizagem. Se não temos como reproduzir fielmente um dia inteiro de fechamento do chamado hardnews, procuramos dar mais velocidade à etapa de produção e apuração das notícias. Na primeira etapa do curso, os alunos revivem os conceitos de pauta e pré-pauta, depois vão às ruas para que, de modo provocado e autônomo, proponham suas próprias pautas. A editora-chefe sugere, comenta, os repórteres se pautam, apurando o olhar sobre os fatos que podem ser notícia e atentos às premissas de interesse e importância pública.
Boa leitura!

Tags: ,