CCBN: Espaço de lazer e cultura oferece programação em eventos gratuitos

FA7 no Centro

Centro Cultural Banco do Nordeste disponibiliza ambientes de arte, mas muitas pessoas desconhecem e não interagem com as atrações

Numa cidade que reclama por ofertas culturais, o Centro Cultural Banco do Nordeste se apresenta como alternativa de espaço de lazer tanto para a comunidade, quanto atrativo turístico. Prova disso são as duas exposições em cartaz na Galeria Antônio Bandeira: ‘À Flor da Pele’, do fotógrafo baiano Marcelo Mendonça, e ‘As Desbandeiras’, do paraibano Júlio Leite.

“À Flor da Pele”, uma das duas exposições em cartaz na Galeria Antônio Bandeira (Foto: Rayanne Aragão)

Mendonça retrata o sofrimento em corpos de diferentes culturas, vítimas de problemas sociais. Enquanto Leite propõe uma inversão cromática de bandeiras nacionais, relativizando a percepção a rigor já codificada. O fotógrafo baiano reuniu pessoas de variadas culturas e nacionalidades, inclusive pessoas famosas nos seus movimentos.

O CCBNB dispõe de quatro andares equipados com salões de exposições temporárias, teatro, auditório e biblioteca com acesso à internet. E o retorno do público tem sido bom. De acordo com uma funcionária, – que pediu para não ser identificada –, “o espaço tem boa frequência, não apenas de visitantes, mas também de escolas e universidades”. Questionada sobre a divulgação dos eventos do Centro Cultural, ela disse que a programação é compartilhada para o público, por intermédio das redes sociais, por informativos e pela imprensa.

Apesar de tanta divulgação e informação, ainda há quem desconheça o espaço. Pessoas que transitavam nas proximidades do CCBNB, na manhã de sábado, 20, disseram que desconheciam a programação do Centro Cultural, como foi o caso da guia turística, Zélia Góes, 60. Alguns não conheciam até mesmo o que era o próprio local e o que ali funciona, como a estudante Bruna de Camargo, 17, e a comerciante Cléia Aragão, 43.

Marcelo Mendonça retrata o sofrimento em corpos de diferentes culturas, vítimas de problemas sociais (Foto: Rayanne Aragão)

O CCBNB é, porém, um espaço cultural com ações e atividades direcionadas para promover a democratização dos bens culturais. Oferece biblioteca, eventos musicais, peças e cinema para todas as idades, com o intuito de atrair cada vez mais público. A expectativa é de que as ações possam surtir efeito e atraiam o interesse para o lazer comunitário e pela programação artística que o Centro oferece.

Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB)
Galeria Antônio Bandeira
Rua Conde d’Eu 560
Exposições de Fotografia: À Flor da Pele, de Marcelo Mendonça e As Desbandeiras, de Júlio Leite