Notícias

EMCETUR: Museu de Arte e Cultura Popular ainda está em reforma

Categoria:

FA7 no Centro

0

O acervo expõe a riqueza do artesanato do Ceará, com peças que marcaram a história do povo cearense

Na semana de comemorações da 15° Semana Nacional dos Museus com eventos por todo o país, inclusive em Fortaleza, entre os dias 15 a 21 de maio, o Museu de Arte e Cultura Popular não teve programação para o evento. Nem poderia ser diferente, pois o equipamento continua fechado para reforma na infraestrutura. Não há, porém, previsão para reabertura do museu.

O Emcetur é parada obrigatória para turistas que querem artigos regionais (Foto: Rayanne Aragão)

Turistas que frequentam o Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) e que aproveitaram para visitar o acervo do museu, se depararam com grades bloqueando o acesso ao primeiro andar, onde fica localizado. “O museu hoje se encontra fechado, pois está passando por uma reforma para melhorar sua infraestrutura, e não há uma data específica para voltar as suas atividades”, disse Wilson Silva, recepcionista da Emcetur.

Inaugurado em 1973, o Museu de Arte e Cultura Popular faz parte de uma das atrações que compõe a Emcetur. Fica localizado no primeiro andar no bloco central, e é composto por um acervo de obras de arte que caracterizam a cultura cearense como o tear, carro de boi e a jangada.

 

EMCETUR

Antes de ser uma atração turística, lugar abrigou uma cadeia pública (Foto: Rayanne Aragão)

Local que antes funcionava a cadeia pública de Fortaleza nos anos 70, hoje agrega um dos pontos turísticos da cidade. O Centro de Turismo do Estado (Emcetur) fica localizado na Rua Senador Pompeu, 350 no Centro. As antigas celas da cadeia, hoje acomodam 105 lojas de artesanato, além do Museu de Arte e Cultura Popular e o Museu da Mineralogia.

O Centro de Turismo está entre os melhores lugares para visitar no Ceará. Destaca-se pelos produtos de artesanatos, como toalhas, lençóis, redes e bordados fruto do trabalho das rendeiras do Ceará. “Os produtos são confeccionados no interior do estado, em algumas cidades como Aracati e Itapajé, e logo chegam aqui na loja para serem vendidos aos turistas, assim como os moradores de Fortaleza,” afirma Raimundinha Ferreira, vendedora da Loja do Turista, na Emcetur.

Serviço:
Centro de Turismo do Ceará (Emcetur)
Onde: Rua Senador Pompeu, 350 – Centro
Horário: Segunda à sexta-feira: 8 às 18 horas
Sábado: 8 às 16 horas
Domingo e Feriados: 8 às 12 horas

 

Texto: Mirla Nobre (3º Semestre – Jornalismo)
Foto: Rayanne Aragão (6º Semestre – Jornalismo)

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.