Notícias

FA7 NO CENTRO: A vendedora de pimenta mais antiga do mercado

0

Dona Leó vende pimentas e molhos no São Sebastião desde os 27 anos de idade

Matéria de Krarol - LeóOs produtos dela são tão disputados, que já foram destaque na imprensa cearense e agradam até mesmo ao paladar internacional. Filomena Rodrigues de Aquino, 83, prefere ser chamada de Leó. Desde 1959, quando a estrutura era de ferro, trabalha no Mercado São Sebastião vendendo pimentas e molhos. Considerada “a rainha da pimenta”, vende vários tipos da especiaria: malagueta, amarela, dedo de moça e pimenta de cheiro. Os molhos, também variados, fazem sucesso até com europeus.

“Sou muito conhecida aqui no mercado. Todo mundo sabe quem é dona Leó. De vez em quando vem alguém aqui conversar comigo e apareço na televisão”, diz, com uma ponta de vaidade. Por preferir trabalhar sozinha, dona Leó revela que já tentou vender com outras pessoas, mas gosta mesmo de fazer tudo só. E realmente faz. Desde a preparação dos molhos ao contato com os clientes.

Apesar de dizer que não gosta muito de conversa, Leó sabe conquistar o cliente. Pega as garrafas de molho, mostra com orgulho dizendo que tem bastante pimenta e pede pra provar, pra ver se arde. Ela diz que esse é o segredo do molho: não poupar pimenta. Entre os temperos, há os de leite, picumã, azeite e vinagre.

A “rainha da pimenta” já tem clientela fixa. Donos de restaurantes, de barracas de praia, clientes que viraram amigos. Ao contar histórias sobre como chegou jovem ao mercado, os filhos, as amizades que fez, demonstra muita simpatia. Dona Leó faz questão de dizer que trabalha todos os dias porque gosta e a saúde permite. Continuar trabalhando, independente da idade, é o que a faz feliz.

Karol Saldanha
3º semestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.