Notícias

Experiências vividas em estágio motivam tema de monografia

Categoria:

Entrevistas, Texto

0

Gabriela Farias, 21, entrou na Faculdade 7 de Setembro (Fa7), em 2010.1, para o curso de Jornalismo. No período de estudos, ela estagiou no portal O POVO Online durante um ano e meio. Essa experiência acabou se tornando motivo de escolha para escrever o trabalho de conclusão final do curso. (*)

Quinto andar: Qual o tema de monografia e quais o motivos que lhe levaram a escrever sobre o assunto?
Gabriela Farias: Falei sobre o infoentretenimento no portal O POVO Online, mais especificamente no subcanal curiosidades. Esse infoentretenimento é tratado no trabalho como um fait-divers contemporâneo (conteúdo insólito e bizarro). A partir da minha experiência, destrinchei os processos de construção do subcanal bem como aspectos relacionados à estrutura do conteúdo e os mecanismos para que essa informação obtenha audiência e seja uma geradora de tráfego para o portal. A ideia surgiu da experiência de estágio que tive no O POVO Online, durante um ano e meio. De certo forma, foi um pouco corajoso da minha parte, falar sobre isso, afinal, resolvi falar de uma coisa que eu tive experiência. Quando é assim, nós precisamos nos livrar de todos os preconceitos para falar de uma coisa que você viveu. Foi bem desafiador analisar todos os autores que eu estudei, e refletir sobre a minha condição como estagiária e futura jornalista.

Com a conclusão da graduação, próximo passo de Gabriela Farias é iniciar especialização. (Foto: Tatiana Fortes)

Com a conclusão da graduação, próximo passo de Gabriela Farias é iniciar especialização. (Foto: Tatiana Fortes)

QA: Quais as dificuldades de escrever um TCC?
Gabriela: Acho que o tempo e a questão das entrevistas foram o principal. Teve um entrevistado muito importante que não me deu um retorno. De certa forma, meu trabalho ficou um pouco deficiente por causa disso.  O fôlego e desgaste mental de desdobrar um assunto em capítulos, também foram bem difíceis. Às vezes, eu me via sem fôlego para continuar, mas graças a Deus eu tive todo apoio e paciência da minha orientada, a professora Kátia Patrocínio.

QA: Como foi conciliar esse semestre de TCC com suas outras atividades?
Gabriela: Eu fiz quatro cadeiras, monografia e estágio. Eu tive que otimizar  meu tempo, chegar na faculdade mais cedo para estudar e em casa também. Além disso, teve a dança que eu sempre gostei muito. Esse ano eu tive a oportunidade de voltar a dançar, faço tribal que é uma vertente da dança do ventre. Foi uma loucura conciliar minhas responsabilidades com o meu lazer, mas acho que no final da correria deu certo.

QA: Depois de ter se dedicado ao TCC e ter conseguido êxito, qual dica você daria para quem vai fazer TCC no próximo semestre?
Gabriela: Minha dica é que as pessoas aproveitem esse período de férias. Ganhar o máximo de intimidade com o referencial bibliográfico para ler bastante e adiantar bem o trabalho.

(*) Gabriela defendeu seu trabalho na quinta-feira, dia 5 de dezembro. A futura jornalista comemorou o resultado da defesa e segue agora como profissional.

Tatiana Fortes
7º semestre

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 11 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.