ALESSANDRA MARQUES: Tempo de aprendizagem em sala de aula e do encanto do pôr do sol

Entrevistas, Texto

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem formação em Documentário pelo Centro de Formação Profissional do Sindicato da Indústria Cinematográfica Argentina. Atualmente, está trabalhando com documentários e produção cultural.

Esta é Alessandra Marques, segunda coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7). Nas comemorações dos 10 anos de do curso, Alessandra fala sobre sua experiência como coordenadora e do que ela sente mais falta dessa época de sua vida.

Quinto Andar – Como começou a trabalhar na FA7? Quais cargos ocupou e quanto tempo trabalhou?
Alessandra Marques: Comecei a trabalhar na FA7 em fevereiro de 2007, depois que passei em uma seleção de professores, realizada pelo então coordenador Ismael Furtado. De início, fui professora das disciplinas Jornalismo Online e Técnicas de Produção Jornalística. Ao longo dos quatro anos que trabalhei na Faculdade, ministrei diversas disciplinas, coordenei publicações impressas e trabalhei na coordenação, dando apoio à coordenadora, a querida Juliana Lotif. No segundo semestre de 2010, assumi a coordenação do curso de Jornalismo, cargo que ocupei até final de janeiro de 2011.

IMG_0216QA: O que você aprendeu durante o tempo em que trabalhou na faculdade, que levou para outras atividades e experiências?
AM: Aprendi que os bons resultados são fruto de um relacionamento solidário entre as pessoas. Na FA7, o clima de trabalho sempre foi excelente, respeitando as diferenças e valorizando as competências dos colegas professores, colaboradores e alunos.

QA: O que aconteceu de mais marcante enquanto estava como coordenadora do curso de Jornalismo?
AM: A visita da comissão do MEC, que durante três dias avaliou todos os setores do curso para que, finalmente, pudéssemos obter o reconhecimento da graduação em Jornalismo da FA7. Obtivemos o excelente conceito 4 (o máximo é 5), motivo de muita comemoração por todos.

QA: Qual a maior contribuição da FA7 para você?
AM: A maior contribuição para mim foi experimentar a satisfação diária de estar em sala de aula e aprender com os alunos.

QA: Do que sente mais saudade na faculdade?
AM: Do ambiente acolhedor, da troca cotidiana com os alunos, da amizade dos colegas e do pôr do sol que era possível ver do quinto andar.

Clara Jovino
3º semestre