Notícias

289 ANOS DE FORTALEZA: Um recanto bucólico da cidade com histórias de gerações

  • GEDC3798 (1)
  • GEDC3800 (1)
  • GEDC3801
  • GEDC3805 (1)
  • WP_20150406_005
  • WP_20150406_19_19_41_Pro
Categoria:

Artigos, Texto

0

De localidade povoada, a beleza do reflexo das águas da Lagoa do Opaia rodeada de árvores frondosas

No aniversário da Capital do Ceará, conhecer mais um recanto de sua história é obrigação que poucos fortalezenses conseguem. Cada um procura se atentar sobre sua própria vida, e muito do que têm ao seu redor, acaba esquecido.

Fortaleza é uma imensidão de locais pouco conhecidos. Cada bairro tem sua trajetória. Cada morador tem sua lembrança. Um exemplo, os moradores do bairro Vila União, que contam suas histórias por meio das gerações.

O Vila União cresceu, as pessoas amadureceram, os hábitos mudaram. Nesse pedaço da cidade há uma lagoa e desde então diziam: ”Sempre houve épocas prósperas de grandes chuvas, que inundavam as casas antes existentes. Em outros momentos, os peixes beiravam a morte, pois nem um pingo d’água caia”.

Encravada entre os bairros Aeroporto e Vila União, a Lagoa do Opaia é uma das mais importantes de Fortaleza. O bairro passou por muitas mudanças. Para os moradores do passado e seus descendentes, entretanto, a lagoa nunca mudou de lugar, mas as pessoas sim. Antes envolta em toda a vegetação, as águas carregavam folhas, havia uma comunidade no entorno com muitas pessoas passavam necessidade.

A violência reinava no que se parecia com uma vila de casas à beira do rio. Com o passar dos anos, porém, essas pessoas foram realocadas pelos gestores da Capital. Eles tiveram o direito a um lar mais seguro para chamar de seu. Apesar de o nome simbolizar a união, o bairro não era muito conhecido por esse princípio.

A lagoa virou um ponto de lazer para seus frequentadores. Não há quem diga na vizinhança que a brisa não seja aconchegante. Com a requalificação, aqueles que antes beiravam a insegurança, puderam aproveitar de um pólo de lazer com campos de futebol e parque para as crianças.

Mas, o tempo, às vezes castiga sem a devida preservação. Anos se passaram, a lagoa continua ali, só que agora a vizinhança reclama de novo. Após a reforma, não existe mais o cuidado com o que era antes ‘lazer’. Sente-se mau cheiro, não há iluminação ao redor da lagoa e o sentimento de insatisfação volta a habitar o coração de seus moradores.

Esse sentimento, entretanto, não priva o espaço de ter seus espectadores fiéis, que não arredam o pé, mesmo com a sensação de abandono ao seu redor. Aqueles que admiram a lagoa continuam a passar suas manhãs, tardes e noites por ali.

Entre tantos bairros com históricos, o da Lagoa do Opaia é só mais uma história que está sendo construída por meio de gerações e que percorrerá por muitos anos, com seus pontos positivos e negativos. Nesses 289 anos, Fortaleza proporciona diferentes experiências para seus habitantes, de transformações com o passar do tempo e de aprendizado. Muitos aspectos ainda irão surgir com o passar dos anos, e a Lagoa do Vila União é só mais um exemplo das mudanças que acontecem no nosso meio.

Lígia Duarte
7º semestre

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.