Notícias

289 ANOS DE FORTALEZA: Histórias que revelam a cidade e seus contrastes

Categoria:

Artigos, Texto

0

As visões diferentes da capital cearense revelam prédios históricos e igrejas como a de Nossa Senhora do Carmo

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Foto: Camila Gadelha)

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Foto: Camila Gadelha)

Parabéns Fortaleza! Cidade nascida ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção. Cidade grande, que atualmente tem mais de 2 milhões e 400 mil habitantes, muitas paisagens e pontos históricos, tão antigos quanto sua existência. Um deles se localiza na Avenida Duque de Caxias. E você vai saber mais sobre ele.

Movimentação. Trânsito. Buzinas. É em meio a esse cenário movimentado, que se encontra uma praça, no centro da cidade, onde se localiza a Igreja do Carmo, talvez não tão conhecida, já que na maioria das vezes se encontra de portas fechadas. Mas, está aberta nos diferentes horários das missas.

Projetada pelo arquiteto suíço Adolfo Herbster, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, chamada assim desde 1892, e inaugurada apenas em 1906, muitas vezes é esquecida pelos fortalezenses, que nem percebem o belo monumento histórico e de grande importância para a história de cidade que está ali. A estrutura da Igreja do Carmo é secular e continua quase do mesmo jeito que foi construída, com algumas mudanças feitas no altar da igreja.

A cidade de Fortaleza, ao longo de seus 289 anos, está rodeada de pontos turísticos que têm trazido muitos turistas todos os anos. Alguns desses pontos são bem conhecidos, como a famosa Beira Mar, onde se encontram as feirinhas de artesanatos, as belas paisagens da orla, o Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, com sua programação de shows e acaba reunindo muitos jovens à noite. Outros pontos históricos, infelizmente, passam despercebidos diante da correria do dia a dia. A Igreja do Carmo é um exemplo.

A capital cearense apresenta muitos e inúmeros contrastes. Visões de diferentes ângulos de um mesmo local nos fazem quase acreditar que estamos em locais diferentes. Praias e favelas andam lado a lado. Espaços de convivência como praças, que deveriam ser aproveitados por todos, muitas vezes são usados como abrigos para moradores de ruas e, sem o menor cuidado, esses espaços públicos estão ficando cada vez mais deteriorados.

Altar da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Foto: Camila Gadelha)

Altar da Igreja Nossa Senhora do Carmo (Foto: Camila Gadelha)

Mas, apesar de tantas dificuldades existentes na Terra da Luz, Fortaleza está sempre entre os destinos mais procurados para quem quer viajar. Este dado revela que muitas pessoas querem conhecer a cidade, provar a culinária e conhecer seu artesanato.

A cidade apresenta diversidade de locais para se conhecer: praias, teatro, mercados, produtos regionais, comidas variadas, danças que atraem pessoas de todas as regiões do país, sem falar nos inúmeros shows de humor, que alegram a noite.

Fortaleza é uma ótima cidade para se morar, com paisagens encantadoras, litoral maravilhoso e muitas atrações para quem quer se divertir. Sítios e prédios históricos poderiam receber mais atenção por parte dos próprios moradores, para que os visitantes venham conhecê-la e não queiram ver apenas os belos cartões postais da capital.

Camila Gadelha
7º semestre

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.