Notícias

WEBJORNALISMO: O desafio de prender a atenção do leitor em alguns segundos

Categoria:

Uni7 Informa

0

Estudantes de jornalismo receberam dicas de especialistas para serem bons produtores de conteúdo

_DSC0017

Emanuel Lima disse que para ser um bom repórter de web, é necessário conhecer bem as ferramentas (Foto: Layana Vale)

O que você faria se só tivesse dois segundos para chamar a atenção do leitor? E se soubesse que 12 segundos são suficientes para que um jornal como a Folha de São Paulo considere como uma leitura suficiente? Qual o tempo ideal para um vídeo comunicar sem acabar com o banco de dados do usuário da internet?

Estas são questões que devem ser feitas por quem pretende “sobreviver” em meio a uma enorme quantidade de informações produzidas e compartilhadas diariamente na internet. Para compartilhar inquietações, estudantes de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7) conversaram com quem entende do assunto: Emílio Moreno, coordenador de mídias sociais do Sistema Jangadeiro, e Emanuel Lima, analista de métricas e SEO do Sistema Verdes Mares. O bate-papo aconteceu na noite desta quarta-feira, 28.

Os palestrantes conversaram sobre comportamento do consumidor, planejamento e comunicação, canais de distribuição e performances métricas. Ambos são categóricos: quem quer trabalhar na web atualmente, além de saber a linguagem utilizada no ambiente online, dominar como as ferramentas funcionam, compreender como os leitores/usuários se comportam nas redes sociais e entender o contexto que eles recebem as informações e como estão consumindo as notícias.

Segundo Emanuel Lima, o usuário da rede social é uma pessoa a ser entendida. Ele disse que para ser um bom repórter de web, é necessário conhecer bem as ferramentas e pensar além da publicação, pensar no compartilhamento do conteúdo. “Se você vai trabalhar com internet, tem que estar imerso nesse ambiente. Saber o que tem à disposição”, disse o SEO do Sistema Verdes Mares.

Emílio Moreno acredita que o segredo é ser um usuário para entender como as informações estão sendo consumidas (Foto: Layana Vale)

Emílio Moreno acredita que o segredo é ser um usuário para entender como as informações estão sendo consumidas (Foto: Layana Vale)

Os dois palestrantes ressaltaram a importância que o jornalista deve ter como empreendedor, que vislumbre um universo de possibilidade, inclusive fora das redações. Emílio Moreno sugeriu que os alunos buscassem informações sobre start ups. Já Emanuel Lima destacou a necessidade de se encontrar novos formatos, inclusive tendo como base o SEO, Search Engine Optimization. Neste momento, os palestrantes debateram sobre uma questão importante: o jornalista de web deve elaborar um texto que priorize os sites de busca (que mensuram os acessos na internet) ou o usuário? É importante ter um título para estar no topo do Google, por exemplo, ou para intrigar ao leitor?

Emílio Moreno acredita que o segredo é ser um usuário para entender como as informações estão sendo consumidas. “Vocês têm que ver o que consomem para saber o que produzir”, sugeriu. Para ele, o jornalismo volta à sua essência: foco em contar histórias e abandono dos releases. E fez o que pode ser considerada a pergunta de um milhão de dólares: “Qual o próximo passo?”

Ana Clara Jovino
6º semestre

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 19 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.