DO IMPRESSO AO ONLINE: Os desafios e a busca da interação com a audiência

Jornalista vê os portais como espinha dorsal das produções jornalísticas nas redações e no diálogo com leitor

rsz__dsc0367

Para Juliana, o trabalho no portal reflete na sociedade, atenta a tudo (Foto: Neiliane Monteiro)

A jornalista Juliana Matos Brito traçou alguns parâmetros sobre o trabalho e a cobertura do jornalismo impresso e do online. Editora-executiva do portal O Povo Online, ela falou das experiências no mercado e do seu trabalho como editora de audiência no portal, no curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), na última quarta-feira, a convite da professora Ana Márcia Diógenes. Juliana falou para os alunos das disciplinas de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, Jornalismo Impresso e Webjornalismo.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), a editora do portal lembrou sua trajetória como repórter e da experiência como editora adjunta do Núcleo de Cotidiano do jornal. Como atual editora de audiência do portal, Juliana disse que começou como repórter de Cotidiano e ainda fazia faculdade. “Não me arrependo de nada. Chegar à editoria de Cotidiano foi minha base para o jornalismo”, garante.

A jornalista enfatizou também a importância dos alunos aproveitarem ao máximo as aulas práticas. “Tentar extrair o máximo das aulas práticas é importante para crescer com o olhar para o mercado”, lembra. Para ela, ser editora/editor de audiência hoje tem o papel de manter uma ligação com o leitor, gerando contato mais próximo e tendo retorno sobre o trabalho, como novo segmento nas redações jornalísticas. “O trabalho do editor de audiência é dar retorno ao leitor e acompanhar as demandas. A relação no portal é de movimentação e de interação. Aquilo que a gente faz, reflete na sociedade,” afirma.

rsz__dsc0339

A editora do O Povo Online acredita ser que o portal é espinha dorsal dos meios de comunicação (Foto: Neiliane Monteiro)

A relação dos portais online, hoje, com outros meios de informações de um grupo de comunicação é bastante importante, diz Juliana. As plataformas devem trabalhar juntas, tendo um como base para o outro. Até mesmo para unir as matérias feitas por cada um e trabalhar juntos nesse momento de transformação nas redações e levar sempre mais aos leitores.

“Hoje o portal online é como uma espinha dorsal. Ele irá abrigar o impresso, o rádio, reunindo as produções jornalísticas da TV,” prevê. Juliana ressaltou ainda a importância da apuração e da credibilidade. E observou que os jornalistas devem checar sempre as informações e por onde elas chegam, para que evitem erros. Ao concluir a palestra, a jornalista deu dicas para os alunos de leitura e ressaltou de seleções de novos estagiários para o portal do jornal.

Lucas Araújo
4º semestre