DESIGN GRÁFICO: Curso Sumi-ê apresenta arte milenar de desenho

Pedra específica para produção de material, pincéis raros e técnicas específicas foram utilizados pela artista Etsuko e por estudantes

Etsuko Ishizuka é formada na em Belas Artes em universidade italiana (Foto: Sarah Veloso)

Etsuko Ishizuka é formada  em Belas Artes em universidade italiana (Foto: Sarah Veloso)

A arte do sumi-ê é uma mistura de desenho com elementos da caligrafia e surgiu no século II na China. Foi esta antiga arte chinesa que a artista plástica Etsuko Isihzuka ensinou para os estudantes do curso de Design Gráfico, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), no sábado, 25.

Por meio de slides, Etsuko apresentou a história do sumi-ê e da tinta nanquim, também surgida na China. Com materiais específicos e bem variados, a artista mostrou aos estudantes as técnicas utilizadas para a pintura, desde a produção de alguns materiais, até movimentos feitos com a mão na hora de usar os pincéis.

O organizador do Curso Sumi-ê, professor Humberto Araújo, destaca a importância do evento para os estudantes e como surgiu a ideia do evento. “Nosso objetivo é divulgar um pouco essa arte chinesa que cresceu muito no Japão. E o fato de ter uma artista plástica japonesa legítima torna isso mais interessante e um ótimo aprendizado para os estudantes”, afirma o professor.

Através de livros levados pela artista, alunos poderam entender mais sobre sumi-ê (Foto: Sarah Veloso)

Através de livros levados pela artista, alunos poderam entender mais sobre arte sumi-ê (Foto: Sarah Veloso)

Os estudantes, além de exercitar as técnicas ensinadas por Etsuko, também participaram e tomaram conhecimento da forma de produção da tinta utilizada no sumi-ê, a tinta nanquim. “A produção do nanquim é como uma terapia. Podemos pensar em várias coisas calmamente, como no que vamos pintar”, ressalta Etsuko.

Stephanie Maia, estudante do 1° semestre do curso de Design Gráfico, afirma gostar muito de técnicas de desenho milenares, como o sumi-ê e a importância do evento para ela e os estudantes. “Desenho é algo que me chama muita atenção. Gostaria que fosse bem mais fácil o acesso a cursos desse tipo”, comenta Stephanie.

Beatriz Rocha
6° semestre