Revista Matéria Prima – Família

Matéria Prima, Texto

A filósofa Elizabeth Grosz afirma que a casa é um dos espaços sociais fundamentais para a formação dos sujeitos. Este espaço físico pode ser lido como uma micro-cidade, em que regras são criadas, quebradas ou exercidas. Se aproximarmos nossa lupa dos últimos vinte anos no Brasil, o que se verá é um desenho múltiplo, em que “a casa”, ponto de partida da família patriarcal e monogâmica, já não mais tem um traço só. Esta mirada corrobora a tese de que a casa, mais ainda a família, muda ao sabor dos tempos, dos períodos em que vivemos. Mudanças econômicas, sociais e culturais fizeram com que a tradicional imagem da família constituída de pai, mãe e filhos dividisse espaço em um álbum diversificado.
A nova casa brasileira, que ganhou novos acabamentos, como o entendimento do Superior Tribunal Federal (STF) a respeito das uniões homoafetivas, pode ter várias formas. Em uma é chefiada por mulheres, em outra é formada como uma espécie de “mosaico”. Algumas famílias podem ter apenas duas pessoas – marido e mulher -, outras têm mais filhos, como em tempos passados. Em algumas casas, o talento passa de pai para filho, de irmã para irmã. Já o amor independe de gênero biólogo, podendo ser gestado ou construído a partir do desejo de adoção. Nesta edição, os repórteres da Matéria Prima conheceram vários tipos de famílias, ouviram diferentes histórias. Pela primeira vez, a revista contou com a participação de alunos de Jornalismo de diferentes semestres, em uma tentativa de fazê-la um produto do curso e não apenas de uma disciplina em especial. Mais que ouvir e escrever, o exercício deste semestre foi buscar, a partir de um tema simples e muito próximo de todos nós, nuanças que passam a caracterizar nossas casas e, por que não, a nós mesmos nesta segunda década do século XXI.
Boa leitura!

Guilherme Paiva | Diagramação
Alexandre Fernandes | Diagramação

Edma Góis

Colaboraram nesta edição os alunos:

Texto
Samara Melo, Bárbara Rodrigues, Angela Barroso, Lara Rovere, Saulo Lobo, Elrica Olinda, Paulo Victor Mascarenhas,
Felipe Sena, Jordán Pimentel, Ravena Cascaes, Jéssica Castro, Gabriel Maia, Lucas Mota, Bárbara Rios, Luana Severo, Soriel Leiros, Gustavo Freitas, Gabriella Freitas, Cyntia Paula, Alexandre Fernandes,
Rubens de Andrade, Augustiano Xavier.

Design
Alexandre Fernandes, André Almeida, Bárbara Rodrigues, Jéssica Castro, Guilherme Paiva,Zaira Umbelina, Jackson Pereira, Camila Menezes, Natasha Carvalho,
Elayne Costa, Rubens de Andrade, Lylla Lima, Vanessa Freitas, Taiamara Gomes, Ariadne Sousa, Jéssica Castro, Bárbara Rodrigues, Frank Roger, Gustavo Mendes, Giuliano Vandson, Rodrigo Barros, Gustavo Freitas.