Notícias

PAPIRO 3.0: Integração de conteúdos na prática jornalística

Categoria:

Papiro 3.0

0

O trabalho na redação integrada gera uma sinergia de contribuições inestimáveis para a atividade dos estudantes de jornalismo da FA7

Alunos da disciplina Projeto Integrado de Jornalismo Impresso – turnos manhã e noite –, do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro (FA7), semestre 2016.2, fizeram uma série de webdocs sobre situações, pessoas, novidades, curiosidades. A ideia é ampliar a pauta inicialmente pensada para o jornal Papiro, sob a coordenação da professora Ana Márcia Diógenes, inserido no portal Quinto Andar, e viabilizar novas narrativas, vieses e olhares sobre as temáticas.

Confiram abaixo o resumo e o link para acessar cada webdoc.

Um passo para a universidade
O Enem é uma das maiores portas que os alunos têm para a vida acadêmica. O futuro de muita gente é decidido com a prova, e esse o tema de web documentário que retrata a importância do exame. Você vai conhecer a história de duas estudantes de Tauá, no interior do Ceará, que buscam na aprovação pelo Enem, o sonho de cursar a faculdade.

Danielber Noronha – 4° Semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Por trás de cada T-shirt
Criada em 2013, a AJ T-shirts é uma loja online de camisetas, almofadas e canecas. A empresa é um sonho realizado de Ana Júlia Pereira, 20, estudante de Publicidade, que viu na estamparia uma forma de utilizar sua criatividade e seu conhecimento na área gráfica. Ela produz, gere a empresa e cuida da entrega da mercadoria. O negócio só funciona pelas redes sociais e pelo site da marca. Seu perfil chega a ter mais de 20 mil seguidores.

Camilla Rodrigues e Igor Thawen – 4º Semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

A voz das minorias
O web documentário fala sobre a importância do uso do nome social por transexuais e travestis no Exame Nacional do Ensino Médio. Conta ainda um pouco da história de Silvia Cavalleire, sua atuação em movimentos sociais na Universidade Federal do Ceará e seus objetivos futuros. Um deles ela já conseguiu: ter o direito de usar o nome social no Enem.

Erika Chagas – 4° semestre
Imagem de Amostra do You Tube
Torcidas Organizadas
A torcida organizada é responsável por fazer das arquibancadas um local de festa, incentivando e cobrando o clube nos momentos bons e ruins. Mas, alguns integrantes das uniformizadas protagonizam cenas de barbárie, denegrindo a imagem das instituições e gerando punições aos clubes. Neste webdoc, um ex-integrante de torcida organizada relata sua experiência e comenta sobre uma das diversas sanções dadas às organizadas.

Deusdedit Lopes Ribeiro Neto – 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

A cidade de dois padroeiros

Rodeada por serras, Maranguape preserva alguns aspectos de cidade do interior. Cadeiras na calçada, jogo do bicho nas portas dos comércios e uma fé inabalável. Mas uma particularidade divide os fiéis: a cidade possui dois padroeiros. Todos os anos, os devotos se bifurcam nos festejos de São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. Em webdoc é mostrado o desenvolvimento histórico da religiosidade e a coexistência dos dois patronos.

Dyego Viana e Karol Saldanha – 4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

 

Mundo Nerd

O universo nerd tem ganhado cada vez mais espaço no cenário cultural de Fortaleza, onde se destacam as histórias em quadrinhos, ou HQs. Em grandes cidades, é comum encontrar lojas especializadas em cultura nerd, mas em Fortaleza o mercado ainda é restrito. Entre as poucas lojas do ramo, está a pioneira Revista & Cia. Silvyo Amarante, um apaixonado por quadrinhos, conta como foi unir o hobby ao trabalho.

Maria Izabel e Victoria Franco – 4° semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Guaramiranga em seca
O estado do Ceará enfrenta sua pior seca desde o ano de 1910. A falta d’água tem dificultado o cotidiano de muitos cidadãos, sobretudo daqueles que tem nesse recurso natural seu instrumento de trabalho. É o caso do agricultor José Lino, 70, nascido e criado em Guaramiranga. Além do cultivo da terra, Seu Lino é pai de 11 filhos. Ele relata as dificuldades que tem enfrentado para conviver com a seca.

Carlos Holanda e Suelen Mendonça – 4° semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Em busca da qualidade de vida
Pessoas acima do peso estão em constante luta para perder quilos e se sentirem aceitas na sociedade. Muitas se utilizam de métodos como a cirurgia bariátrica, que consiste na redução do estômago do paciente, que passam a comer menos. O webdoc mostra pessoas que optaram por emagrecer por outros meios, como exercícios físicos e dieta.

Gabriel Rodrigues e Victor Mendes – 4° semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Vestidos que cobrem além do corpo
Após conhecer de perto a difícil situação das crianças na cidade de Pemba, em Moçambique, e os altos índices de abuso e violência infantil, a estilista Talita Pinheiro idealizou o projeto Dresses for Africa. O objetivo é enviar 1.000 vestidos ao continente africano, confeccionados a partir de doações de tecidos. As peças serão levadas pela estilista em junho de 2017, data em que se comemora o dia das crianças na região.
Pedro Brito – 6º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Ceará de pai para filho
Em biologia aprendemos que nascemos, crescemos nos reproduzimos (em alguns casos) e por fim morremos. Torcer por um time de futebol não está programado no esquema de vida previsto para todos. É muitas vezes uma escolha a partir da decisão de um parente, colega ou simplesmente pelo sentimento. Neste webdoc, conheça a história de amor pelo Ceará Sporting Club transmitida por gerações.

Ítalo Falcão – 4º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Aprender inglês em grupo II
Algumas pessoas passam anos estudando inglês em cursos convencionais, mas sentem falta da prática do idioma. Para atender a essa expectativa, foi criado o grupo “English as a Second Language”.Compartilhar experiências, conectar pessoas de diferentes lugares e manter a língua viva são as principais características do grupo, que se encontra semanalmente. Neste webdoc, você vai conhecer um pouco sobre como acontecem os encontros, que reúnem em média 10 pessoas em restaurantes, bares ou cafeterias.

Jessyka Moura – 5º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Para além de doações
A Casa de Nazaré é uma ONG que abriga 42 idosas. A maioria delas já perdeu contato com a família. Na casa, coordenada por um grupo de religiosas, as moradoras têm acesso à alimentação, fisioterapia e rodas de leitura, mas sentem falta de suas famílias. Conheça a realidade da instituição que precisa – para além de doações de alimentos, medicamentos e matérias de limpeza – da atenção de pessoas dispostas a dar afeto e ouvir a história de vida das idosas.

Juliane Cavalcante – 6° semestre
Imagem de Amostra do You Tube

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.