Notícias

JORNALISTAS BLOGUEIROS: FÁBIO CAMPOS

Categoria:

Blogs, Imagem, Texto, Uni7 Informa, Web

0

Mudança de rotina do jornalismo físico para o formato virtual

imagem: arquivo pessoal


Criado há três anos pelo jornalista cearense Fábio Campos, o Focus.jor é um portal de notícias online, com foco em política, economia, direito e cultura. Fábio caminhou dos modelos padrões das redações, para produzir suas notícias em um novo meio. Foi uma mudança natural de ambientes, já que a internet está se tornando cada vez mais importante no fazer jornalismo, e o webjornalismo, por ser a prática mais forte atualmente, vem influenciando jornalistas com carreiras de credibilidade, a entrarem neste mundo.

Fábio trabalhou em alguns meios de comunicação de referência, como no grupo de comunicação O Povo, onde esteve por exatos 15 anos atuando como colunista de política. E também na TV Jangadeiro, o que lhe possibilitou uma carreira de prestígio, que lhe serviu de base para fundar o Focus.jor. Porém, o jornalismo virtual segue um modelo diferente daquele no qual os jornalistas estavam acostumados, pois parafraseando Fábio, antes os profissionais escreviam suas notícias para o dia seguinte e hoje eles escrevem para os próximos minutos.

O PORTAL

O site não carrega o nome do jornalista, justamente para não se tornar dependente do fundador, e já é visto como parâmetro para outros meios de comunicação que trabalham na área política. O grupo Focus é formado por uma equipe que dá apoio ao editor chefe, o próprio Fábio, e ao também editor Átila Varela na produção e apuração das notícias.

Uma curiosidade é que o grupo não é composto só por funcionários da área do jornalismo. A equipe vai se moldando às necessidades do jornal. Em época de campanha política, por exemplo, é necessário ampliar.

O jornalismo da web veio para revolucionar. As notícias precisam ser apuradas e publicadas em poucos segundos. A palavra da vez é velocidade, mas o jornalismo impresso está lutando para sobreviver a isso. E, como afirmou Fábio Campos: “A velocidade da informação é impactante. Os impressos vão conseguir sobreviver a isso?”. Ainda não temos uma resposta.
Serviço: https://www.focus.jor.br/

Texto:  Jefferson Valente  (Jornalismo/ UNI7)

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze − 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.