Meu Ponto de Vista

Design Editorial

Os alunos da disciplina Design Editorial do prof. Tarcísio Bezerra produziram uma revista experimental chamada “Meu Ponto de Vista”. Com apenas algumas diretrizes básicas do projeto gráfico, cada aluno diagramou a matéria “Pescaria na Metrópole”. O objetivo foi observar o desenvolvimento projetual de cada aluno diante do mesmo conteúdo.

Editorial:
Foi a partir desse mote que surgiu a revista Meu. Fruto da disciplina de Design Editorial, ministrada pelo professor Tarcísio Bezerra, o desa o foi lançado: uma única matéria, o olhar de cada designer sobre ela. Diversos pontos de vista. Com essa atividade, os estudantes tomaram para si a responsabilidade que um designer possui: não apenas passar uma informação, mas passá-la da melhor forma possível, tendo como foco a experiência do usuário. Como a organização dos elementos poderia afetar (para melhor) o momento de interação com a publicação? “Como devo inserir minha foto? Corto, diminuo ou deixo vazada?”. “O texto está longo. Posso cortar?”. “O texto está curto. O que eu faço?”. “As linhas do meu texto não estão alinhadas!”. “Tracking? Que tracking?”. Das interjeições ditas pelos alunos, apenas uma era repetida com mais frequência pelo professor: “respeitem o grid!”. E mãos à obra.
Rendendo bons trabalhos e uma boa experiência de primeira publicação, o lançamento da revista Meu Ponto de Vista chama atenção para a valorização do primor na diagramação de uma reportagem. E mais: inaugura, no portal Quinto Andar, um local especí co para as produções de design. Portanto, perguntamos: e aí, qual é o seu ponto de vista?

Expediente:

Diretor-Geral
Ednilton Soárez

Diretor Acadêmico
Ednilo Soárez

Vice-Diretor
Adelmir Jucá

Coordenador do Curso de Jornalismo
Dilson Alexandre

Projeto Gráfico e Direção de Arte
Alexandre Fernandes e Guilherme Paiva (bolsistas do NPJor) sob a orientação do prof. Tarcísio Bezerra

Colaboraram, nesta edição, os alunos