DESIGN: Alunos criam anúncio, da pré-produção à arte final

• Dexter (Eduardo Peixoto, Fabrício Teófilo, Ulisses Soares e Vittoria Delnero)
  • Hostages 2 (Alexsander Vasconcelos, Gleidson Lemos, Isabel Forte e Nikely Fedechen)
  • Hostages (Alexsander Vasconcelos, Gleidson Lemos, Isabel Forte e Nikely Fedechen)
  • Breaking Bad

Ensaios, Imagem

Parece fácil, mas não é. Na disciplina de Fotografia II, optativa do curso de Design Gráfico da Faculdade 7 de Setembro, os alunos aprendem diferentes formas de como a fotografia é utilizada dentro de um estúdio de fotografia. É o momento de conhecer técnicas de iluminação de modelos, produtos, alimentos e bebidas.

Na tentativa de buscar uma adequação de forma como as técnicas são utilizadas no mercado de trabalho, o professor Jari Vieira mostra, tanto na teoria como na prática, como essa relação acontece. As avaliações realizadas durante o semestre letivo são produções práticas desenvolvidas pelos alunos, sob a orientação do professor.

As imagens foram realizadas como avaliação na primeira nota dos alunos da disciplina. O trabalho consiste em reproduzir um anúncio, onde a imagem fotográfica representa mais de 80% do mesmo, sendo ela o objetivo principal da atividade.

Os alunos devem fazer a pré-produção, como ir atrás do figurino, dos modelos (que, geralmente, são os próprios alunos da turma) e de qualquer outro objeto de cena. Depois, a produção, que é o dia da fotografia, quando eles cuidam da iluminação e do enquadramento. Por último, vem a pós-produção, que é a aplicação da fotografia tratada e editada, no anúncio.

O resultado final é a comparação entre o anúncio que, anteriormente, foi escolhido pelos alunos e, depois, o anúncio produzido por eles. Nas fotos a seguir, o anúncio de cima ou o da direita é sempre o original e o anúncio de baixo e da esquerda é sempre o dos alunos de Design Gráfico da Fa7. De uma forma geral, o resultado final sempre é muito satisfatório.

Tags: , , , , , , ,